Gorduras vegetais são mais benéficas ao coração

Ilustração: Shutterstock

Um estudo divulgado neste mês de novembro revela que as gorduras vegetais são mais benéficas ao coração, mas claro que desde que sejam de boa qualidade. A conclusão é baseada em acompanhamento de saúde de 117 mil pessoas em 27 anos nos EUA.

Os participantes do estudo que comeram grandes quantidades de gordura animal tiveram um risco 16% maior de derrame em comparação com aqueles que comeram menores quantidades.

Já os participantes com maior consumo de gordura vegetal e poli-insaturada tiveram redução de 12% no risco de derrame em comparação com aqueles que ingeriram menos.

O pesquisador Fenglei Wang, do Departamento de Nutrição da Escola de Saúde Pública da Universidade Harvard, e que liderou a pesquisa, faz uma observação:

“Nossas descobertas indicam que o tipo e fonte de gordura são mais importantes do que a quantidade de gordura na prevenção de doenças cardiovasculares, incluindo acidente vascular cerebral.”

Para chegar ao resultado, os pesquisadores analisaram dados de dois grandes estudos – “Nurses’ Health Study (1984-2016)” e “Health Professionals Follow-up Study (1986-2016)”, que reúnem dados de participantes que tinham 50 anos de idade em média e 63% eram mulheres. Além disso, não possuíam doenças cardíacas ou câncer quando começaram a participar do estudo.

Gorduras prejudiciais ao coração

Entre as gorduras de origem animal citadas como prejudiciais ao coração estão as provenientes de carne bovina, suína e ovina – o que inclui bacon, salsicha, mortadela, salame e outras carnes processadas. Cozinhar com banha ou sebo também é citado como fator de desenvolvimento de doenças cardíacas.

“Aqueles que consumiram uma porção de carne vermelha a mais todos os dias tiveram um risco 8% maior de acidente vascular cerebral, e aqueles que consumiram mais uma porção de carne vermelha processada tiveram um risco 12% maior de acidente vascular cerebral.”

“Muitas carnes processadas são ricas em sal e gordura saturada e pobre em gordura vegetal. A pesquisa mostra que a substituição da carne processada por outras fontes de proteína, particularmente fontes vegetais, está associada a taxas de mortalidade mais baixas”, diz a professora de ciências da nutrição Alice H. Lichtenstein, da Universidade Tufts.

“As principais características de um padrão de dieta saudável para o coração são equilibrar a ingestão de calorias com as necessidades calóricas para atingir e manter um peso saudável, escolher grãos integrais, proteínas magras e vegetais e uma variedade de frutas e vegetais; limitar o sal, açúcar, gordura animal, alimentos processados e álcool; e aplicar esta orientação independentemente de onde o alimento é preparado ou consumido.”

Gosta do trabalho da Vegazeta? Colabore realizando uma doação de qualquer valor clicando no botão abaixo: 




Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *