Governo anuncia exportação de suínos vivos para a Colômbia

Tereza Cristina: “Isso significa novas oportunidades para os produtores brasileiro” (Foto: Proteção Animal Mundial)

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) anunciou que dos mais de 100 novos mercados para produtos agropecuários que o Brasil conquistou de janeiro de 2019 a outubro deste ano, o mais novo é o de exportação de suínos vivos para a Colômbia.

O Brasil também ampliou o mercado de derivados de aves e de carne bovina, incluindo novos destinos para exportações de gado em pé e de material genético de ruminantes, conforme o Mapa.

“Isso significa novas oportunidades para os produtores brasileiros que vêm trabalhando com afinco e demostrando muita resiliência, mesmo passando por uma pandemia”, disse a ministra Tereza Cristina.

Segundo informações da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, em 2019 o Brasil passou por um período de crescimento nas exportações de gado em pé, o que só foi desacelerado este ano em decorrência da pandemia.

No entanto, para 2021 a meta do Brasil é exportar um milhão de bovinos nesse sistema.

“No caso do gado, seis dos dez maiores mercados do Brasil no mundo são árabes: Iraque, Egito, Líbano, Jordânia, Arábia Saudita e Emirados”, destaca a Câmara de Comércio Árabe-brasileira.

De acordo com Tereza Cristina, “o Brasil tem nos países árabes um bom destino para gado em pé”.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *