Governo brasileiro não assina acordo global para limitar uso de plástico

Brasil é o 4º maior produtor de lixo plástico do mundo e recicla apenas 1% (Foto: Getty)

Embora o governo federal tenha criado o Plano de Ação Nacional de Combate ao Lixo no Mar, que previa investimentos de R$ 40 milhões, o governo se recusou a assinar este mês um acordo global para limitar o uso de plástico.

Brasil, Estados Unidos e Argentina foram na contramão de 187 países que firmaram o acordo durante a COP-14, realizada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em Genebra, na Suíça. A intenção do acordo é ampliar regras e exigir mais transparência em relação ao comércio internacional de lixo plástico.

A iniciativa de firmar o acordo é resultado de uma proposta da Noruega, União Europeia e China que justificaram a importância de listar os resíduos plásticos como materiais que requerem atenção especial para serem comercializados.

Vale lembrar que o Brasil é o 4º maior produtor de lixo plástico do mundo e recicla apenas 1%. Sem a destinação adequada, grandes quantidades de resíduos plásticos chegam aos oceanos e afetam a vida marinha, já que muitos animais acabam consumindo esse tipo de produto que interfere até mesmo no comportamento reprodutivo das espécies.

Hoje o deputado Pedro Lucas Fernandes (PTB-MA) enviou um requerimento ao ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, pedindo explicações sobre as razões do Brasil não ter assinado o acordo global para limitar o uso de plástico.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

2 respostas

  1. Todos precisamos estar engajados e conscientes de nossas responsabilidades com o meio ambiente e tudo que possa causar dano e sofrimento. Continuemos inibindo ações errôneas e mostrando que o Povo tem o Poder de promover as mudanças que são necessárias. Podemos neutralizar muitas ações se usarmos a União . Se alguns Governos , ainda, vivem projetando a ganância sem preocupar-se com a realidade que está sendo mostrada cabe aos cidadãos realizar a mudança com ações efetivas com o uso da razão, inteligência e EDUCAÇÃO em seu real sentido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *