Governo escocês custeará leite vegetal para crianças que frequentam creches

Medida que beneficia crianças veganas passará a valer a partir de agosto deste ano (Foto: Pixabay)

Como resultado de uma campanha da organização Vegan Society, o governo escocês concordou em custear a partir de agosto a oferta de leites vegetais para crianças de menos de cinco anos que frequentam berçários e creches.

“A [campanha] Play Fair with Plant Milk foi criada no Reino Unido em 2019, após a sociedade reconhecer a desigualdade em torno do favorecimento do leite animal e a falta de escolha ou inclusão do leite vegetal em diversas iniciativas de saúde pública”, informa a entidade.

Com isso, em 2021, o governo escocês se comprometeu em reparar uma falha no Nursery Milk Scheme, que, criado em 1940, só reembolsava prestadoras de cuidados infantis elegíveis que forneciam leite de origem animal.

“Ao não incluir leites vegetais fortificados, a iniciativa discrimina indiretamente as crianças veganas, que não se beneficiam das vitaminas e minerais disponíveis no leite vegetal fortificado”, declara a Vegan Society.

Crianças com mais de 12 meses

Após discussões entre o governo escocês e a entidade, seguida por uma aprovação do órgão regulador Food Standards Scotland, o reembolso estará disponível para berçários e creches responsáveis por crianças com mais de 12 meses de idade que não podem consumir leite de origem animal por razões médicas, éticas ou religiosas.

“Somos frequentemente contatados por pais que descrevem a discriminação indireta que enfrentaram devido ao programa de leite infantil no Reino Unido. Muitas crianças não recebiam esse benefício gratuito por causa de suas posições éticas, o que é injusto”, diz a coordenadora de campanhas e políticas da Vegan Society, Sabrina Ahmed.

“Estamos muito satisfeitos em ver que o governo escocês agora reconheceu esse impacto negativo e que a nova política inclui aqueles que não consomem leite de origem animal. Isso abre um grande precedente para outros programas de saúde pública seguirem o exemplo.”

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *