Governo polonês garante direito à vida de 180 bovinos livres que vivem no Oeste do país

Animais serão enviados para viverem os seus últimos anos de vida em uma fazenda estatal (Foto: Reuters)

Em Deszczno, no condado de Gorzów, no Oeste da Polônia, há 180 bovinos que vivem em liberdade, assim como as vacas em algumas regiões da Índia.

No entanto, no início deste mês, o chefe do Departamento Veterinário da Polônia anunciou que os animais representam um perigo à saúde e segurança de outros rebanhos e da população, e por isso deveriam ser abatidos, de acordo com a Reuters.

A declaração incomodou ativistas dos direitos animais e gerou repercussão nacional. Como consequência, o ministro da Agricultura, Jan Krysztof Ardanowski, disse na quarta-feira, segundo informações da agência estatal de notícias PAP, que os bovinos não serão mais abatidos.

Em vez disso, os animais serão enviados para viverem os seus últimos anos de vida em uma fazenda estatal. O presidente da Polônia, Andrzej Duda, reforçou o compromisso do ministro da Agricultura ao declarar que a situação pede um “final feliz”.

“Estou certo de que vamos encontrá-lo, apesar das regras da UE [União Europeia] exigirem a morte desses animais. Os poloneses podem fazer isso [garantir a vida desses animais]”, destacou.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *