Grande festa junina em Brasília terá área vegana coordenada pela FALA

Idealizada por Lúcio Costa e Oscar Niemeyer para ser uma vitrine do comércio na então recém-inaugurada capital federal em 1960, a Avenida W3 sofreu o abandono e o impacto da crise imobiliária surgida nas décadas seguintes. Mas um movimento brasiliense recente surge com a finalidade de dar continuidade à revitalização da avenida e levá-la aos seus tempos de glória.

Uma dessas iniciativas é o evento batizado de “Estralada: a Festa Junina da W3 Sul”, programado para levar cultura, esporte, lazer, gastronomia e muito público a uma avenida carente de histórico reconhecimento.

A novidade da festa junina, que será realizada nos dias 11 e 12, das 14h às 22h, é a presença de uma área inteiramente vegana na praça de alimentação, e que será coordenada pela Frente de Ações pela Libertação Animal (FALA).

“Será mais uma rica oportunidade para apresentarmos o que há de melhor na culinária vegana. Também é uma maneira de mostrarmos que a tradicional festa junina pode contar com uma culinária deliciosa sem que haja exploração animal envolvida. A FALA não poderia deixar de estar presente em tão importante evento para a sociedade brasiliense”, afirma o presidente da FALA, Bruno Pinheiro.

Ele ressalta que a participação da FALA e de parceiros e parceiras em eventos públicos na cidade está tornando tradicional, em Brasília, o fortalecimento das áreas veganas nas praças de alimentação.

“Antes, eventos públicos assim apresentavam raríssimas opções veganas. Hoje, com a nossa atuação, já conseguimos dar oportunidades para que empreendedores veganos locais apresentem amplos cardápios e uma grande diversidade de produtos, tudo sem exploração animal, instigando o público a refletir cada vez mais sobre como suas escolhas impactam os animais”, explica Bruno.

Programada para os dias 11 e 12 de junho, entre a 504 Sul (Sesc) e a 506 Sul (Infinu), a festa contará com praça de alimentação, música, quadrilhas, atividades para as crianças e tudo o mais que uma festa tradicional, gratuita e ao ar livre pode oferecer.

Afinal, será uma grande oportunidade para mostrar o potencial da Avenida W3, que está se consolidando – novamente – como um importante centro agregador da cultura brasiliense. Nos dias da festa, a avenida estará fechada para os carros e aberta para o lazer das 14 às 22 horas.

 

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *