Grécia eleva pena contra crueldade animal para até dez anos de prisão

Entre as práticas que se enquadram como crueldade animal estão envenenamento, enforcamento e mutilação, assim como queimar animais vivos (Foto: Pixabay)

A Grécia aprovou este mês em caráter de urgência uma lei que torna a crueldade animal um crime grave com punição de até dez anos de prisão. A lei foi aprovada por unanimidade e também prevê multa que pode chegar ao equivalente a mais de R$ 95 mil.

Entre as práticas que se enquadram como crueldade animal estão envenenamento, enforcamento e mutilação, assim como queimar animais vivos. Sobre a medida, o ministro da Agricultura da Grécia, Makis Voridis, disse em comunicado oficial que a lei envia uma forte mensagem à sociedade após dois casos graves de violência contra animais no país que ganharam repercussão nacional.

Segundo o The Animal Reader, em outubro, um cão que teria sido enforcado e castrado por seu tutor em Creta sobreviveu graças à intervenção de uma instituição de proteção animal. O veterinário que o tratou disse que nunca viu um animal com ferimentos tão graves sobreviver.

Também em outubro, um homem foi preso perto de Atenas após esfaquear um cachorro várias vezes no estômago e no peito, perfurando o pulmão do animal. Apenas de janeiro a junho de 2020, a Grécia registrou 2.644 casos de maus-tratos e crueldade animal.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *