O Grupo Sabará, de São Paulo (SP), proprietário da marca Concepta e que já exporta seus produtos para a Alemanha, pretende levar sua manteiga vegana e orgânica para outros países.
Segundo o grupo, o produto é desenvolvido a partir de ingredientes cultivados por famílias que vivem na região amazônica e que “desempenham o papel de ajudar a criar uma barreira verde contra a agropecuária”.
Manteiga de cupuaçu no mercado de food service
Lançada em 2017, a manteiga de cupuaçu da marca é extraída por prensagem a frio da semente e contém ômega 9, além de ser livre de glúten e contar com a presença natural de vitaminas, de acordo com o Grupo Sabará.
“Nativo do Pará e considerado uma das mais importantes frutas amazônicas, o cupuaçu possui sementes envolvidas por uma polpa delicadamente fibrosa e de aroma característico. É coletado em regiões remotas pelas comunidades, que, ao longo de gerações, encontram nele uma fonte de riqueza e um caminho para manter a floresta em pé.”
A manteiga de cupuaçu foi criada para o mercado de food service, atendendo principalmente a demanda de hotéis, restaurantes e cafeterias e é indicada para o preparo de pães, doces, bolos e grelhados. Mas agora o Grupo Sabará quer ir além, motivado pelo reconhecimento do interesse por opções veganas e mais saudáveis de manteigas no mercado global e já avalia inserção no varejo internacional.
A empresa também informa que em 2019 o desenvolvimento de seus produtos gerou diretamente renda para 295 produtores rurais que fornecem matéria-prima para a marca Concepta.