Há dois anos, subsidiária da JBS era denunciada por crueldade contra frangos

(Foto: Animal Equality UK)

Em junho de 2019, ou seja, há dois anos, a Moy Park, uma subsidiária da brasileira JBS, era denunciada por crueldade contra frangos no Reino Unido, ganhando as manchetes de inúmeros jornais britânicos.

As denúncias vieram da organização Animal Equality UK, que expôs a realidade em grandes aviários em Lincolnshire e Nottinghamshire utilizados na criação de frangos para a Moy Park, que é a segunda maior produtora de carne de frango do Reino Unido e atende as maiores redes de supermercados da Inglaterra – como Tesco e Sainsbury’s, além de redes de fast-food como o McDonald’s.

O resultado da investigação conduzida por dois meses foi compilado em um vídeo que mostrou frangos debilitados e agonizando até a morte. Alguns animais estavam incapacitados de ficarem em pé em decorrência de graves ferimentos.

Carcaças de aves também foram deixadas por dias perto de outros animais que seriam abatidos. “Encontramos pintinhos quase mortos, lutando para respirar com apenas dois dias de vida”, enfatizou a Animal Equality UK.

A entidade também destacou que “como o nosso apetite por carne tem aumentado, o tamanho das fazendas de frangos também”. Isso significa que em qualquer parte do mundo, quanto mais animais são criados para consumo, há uma tendência inevitável de que mais sofrimento seja imposto.

Saiba Mais

Em julho de 2019, os jornais ingleses divulgaram que milhares de frangos estavam morrendo de calor nos mesmos aviários de onde partiram as denúncias de crueldade. Porém, um porta-voz da Moy Park alegou que a empresa resolveria a situação com base em sua “política de tolerância zero em relação a qualquer eventualidade que coloque em risco à saúde e o bem-estar dos animais”.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Uma resposta

  1. Malvados, maquiavélicos, podem morrer na minha frente que não ofereço água
    Quem você isso tem coragem de comem esses coitadinhos?
    Ser humano come cadáveres e come anjos, pois são anjos esses animais.
    Eu amo animais e não como cadáveres.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *