Laticínio fecha e ativistas negociam envio de vacas e bezerros para santuários

55 vacas e bezerros foram levados para o santuário Magical Creatures of Hamakua (Acervo: Hollyn Johnson/Tribune-Herald)

Membros da rede havaiana de resgate de animais Lava Flow estão trabalhando para garantir o resgate do maior número possível de vacas e bezerros da Big Island Dairy, que tem uma das maiores fazendas leiteiras do Havaí, situada em Ookala. O motivo é que o laticínio decidiu encerrar suas operações depois que ativistas o processaram por despejar quase oito milhões de galões de resíduos líquidos nos canais locais nos meses de maio e agosto de 2018.

Considerando a multa, as condições econômicas da empresa e as exigências regulatórias, a Big Island Dairy achou melhor interromper as atividades. O advogado da fazenda, David Claiborne, informou que a propriedade já foi colocada à venda e que as vacas e os bezerros devem ser retirados até o final do mês que vem de acordo com informações do Havaii News Now.

Preocupados com a possibilidade dos 2,6 mil animais serem enviados para o matadouro ou para outro laticínio, os membros da rede Lava Flow entraram em contato com a Big Island Dairy, que em um primeiro momento permitiu que, por um valor bem abaixo do mercado, 55 vacas e bezerros fossem levados para o santuário Magical Creatures of Hamakua, segundo o Hawaii Tribune-Herald.

Se tudo correr bem, os proprietários da fazenda se comprometem em liberar mais vacas. Atualmente a rede de resgate de animais está fazendo um mapeamento de todos os santuários e abrigos havaianos que podem recebê-los, já que existe a possibilidade de salvar o maior número possível de vacas e bezerros.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *