H&M anuncia coleção com couro de bagaço de uva

Segundo a marca, a matéria-prima foi descoberta pela H&M em 2017 e divulgada pela primeira vez durante o Prêmio Global Change (Foto: Divulgação)

A marca sueca H&M está anunciando o lançamento de uma coleção de peças mais sustentáveis, incluindo bolsas e calçados, baseadas em uma alternativa ao couro feita de resíduos da produção de vinho.

Com o nome de Conscious Collection, a coleção conta com couro vegano criado pela empresa italiana Vegea a partir de bagaço de uva.

Outro diferencial é que os corantes utilizados nas peças são naturais e à base de grãos de café. A coleção deve chegar ao mercado no dia 26 de março.

Segundo a marca, a matéria-prima foi descoberta pela H&M em 2017 e divulgada pela primeira vez durante o Prêmio Global Change.

“No futuro, precisaremos usar mais materiais de base biológica e mais resíduos em nossas coleções”, disse o gerente de sustentabilidade da H&M, Pascal Brun, à revista Vogue.

Ele explicou ainda que a coleção não é apenas sobre materiais, mas também sobre como é possível projetar acessórios, calçados e artigos de vestuário para durar mais tempo, assim como estimular nos clientes um comportamento mais sustentável. “É uma abordagem holística.”

Em 2019, a H&M começou a utilizar a tecnologia Piñatex, ou seja, de couro à base de fibras de abacaxi, assim como a Bloom Algae Foam, um tecido à base de biomassa de algas; além de Orange Fiber, também conhecida como couro de laranja.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *