Organização holandesa denuncia a crueldade na indústria de suínos

Erwin Vermeulen: “É uma existência miserável e destruidora” (Acervo: ARN)

Na semana passada, a organização Animal Rights Netherlands divulgou um vídeo da realidade dos porcos criados em Guéldria e Brabante do Norte, na Holanda. Nas imagens registradas secretamente, é possível ver porcas e leitões doentes e feridos, vivendo sobre seus próprios excrementos em gaiolas sujas. “É uma existência miserável e destruidora”, diz o gerente de campanhas da Animal Rights Netherlands, Erwin Vermeulen.

Um dos membros da ARN se candidatou para um emprego em uma fazenda de criação de suínos e foi aceito mesmo sem ter experiência. Entre as atribuições da função estavam cortar rabos, dar antibióticos e vacinas, e arrancar os dentes dos leitões recém-nascidos. No vídeo, é possível ver como os animais são tratados como objetos e até mesmo chutados. Após terem seus rabos cortados e dentes removidos, os leitões são arremessados em um piso de concreto.

“O corte do rabo e a remoção dos dentes são práticas padrão rotineiramente proibidas por lei. Os leitões gritam com essas ações dolorosas enquanto as porcas mães, presas entre as barras, assistem sem poder fazer nada. Ainda mais horrível foi encontrar uma porca mãe deitada em sua gaiola de gestação ao lado de seus leitões natimortos”, descreve Vermeulen.

As imagens também mostram como os animais são agredidos, e trazem em seus corpos grandes feridas e deformidades semelhantes a tumores. “Os porcos são seres inteligentes e sociais que estão condenados a uma existência desoladora e patogênica na indústria da carne”, lamenta Erwin Vermeulen, acrescentando que para não contribuir com essa realidade o único caminho é abandonar o consumo de carne.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *