Ibama e Mato Grosso formalizam ação conjunta de combate ao desmatamento

Técnica de desmatamento por correntão é muito utilizada na Amazônia (Mayke Toscano/Gcom-MT)

Depois de cinco anos, o Ibama e o governo do Mato Grosso formalizaram uma parceria de combate ao desmatamento na Amazônia. Na primeira ação realizada no mês passado, agentes ambientais encontraram 160 hectares de áreas desmatadas em Tapurah, no norte do estado – onde é comum o desmatamento por correntão, ou seja, em que se usa dois tratores e uma corrente de elos grossos para derrubar a vegetação nativa.

Na operação, o Ibama e a Secretaria de Meio Ambiente do Mato Grosso apreenderam um caminhão, uma pá carregadeira, uma moto, uma caminhonete, motosserras e documentos. Também foram apreendidos 267 metros cúbicos de madeira sucupira, cambará, cumaru e cedrão – o equivalente a 12 caminhões carregados. A estimativa é de que a ação tenha evitado o desmatamento de 800 hectares de vegetação nativa.

A prática criminosa partiu de uma fazenda localizada em Tapurah, a 414 quilômetros de Cuiabá, onde o Ibama embargou a propriedade e autuou o proprietário em R$ 212 mil. A serraria que estava recebendo a carga foi multada em R$ 62 mil. A promessa é de que mais ações conjuntas de combate ao desmatamento serão colocadas em prática.

 

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *