Governo da Índia proíbe exportação de animais em todo o país

Protestos de ativistas dos direitos animais foram determinantes na proibição (Foto: Reprodução)

Enquanto no Brasil a polêmica sobre a exportação de animais vivos continua, diversos países seguem banindo essa prática que, segundo ativistas dos direitos animais, incorre em negligência e maus-tratos de animais, além da poluição das águas em decorrência do descarte de dejetos de origem animal.

No final de semana, o Ministério dos Transportes da Índia afirmou que estão proibidas as exportações de animais em todos os portos do país. O anúncio foi feito pelo ministro Mansukh Mandaviya em entrevista ao The Indian Express, atendendo a um clamor dos ativistas dos direitos animais e também de parte da população.

Mesmo que em 2018 a Índia tenha alcançado os maiores índices de crescimento em exportação de animais, o ministro deixou claro que o lucro não deve ser mais importante do que o bem-estar dos animais. A exemplo de outros países, os protestos contra o embarque de animais foram determinantes na proibição. “Houve protestos em vários lugares contra a exportação de gado, incluindo [os estados de] Maharashtra e Gujarate”, disse o secretário de transporte marítimo Gopal Krishna ao Indian Express.

No mês passado, ativistas dos direitos animais impediram a exportação de cerca de seis mil bovinos no Porto de Nagpur, em Maharashtra. A proibição é considerada histórica levando em conta que a Índia exporta animais há mais de 50 anos. A realidade dos animais enviados para serem mortos em outros países tem chamado a atenção e mobilizado governos. No início do mês, o governo de Israel anunciou que vai proibir a importação de animais vivos.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *