Indústria da carne registra duas amputações por semana nos Estados Unidos

No período de 2015 a 2017, foram registrados 270 acidentes graves nos Estados Unidos (Foto: Getty Images)

De acordo com um relatório divulgado na semana passada pela organização Bureau of Investigative journalism, a indústria da carne registra duas amputações por semana nos Estados Unidos, além de queimaduras de segundo grau e casos de traumatismo craniano.

Usando como referência os dados da Administração de Saúde e Segurança Ocupacional, a organização informa que pelo menos 17 acidentes graves são registrados por mês em frigoríficos dos Estados Unidos. “Essas lesões são classificadas como aquelas envolvendo hospitalizações, amputações ou perda de um olho”, informa a Bureau of Investigative Journalism.

No período de 2015 a 2017, foram registrados 270 acidentes graves, segundo a Administração de Saúde e Segurança Ocupacional. Os casos mais comuns foram de perda de dedos, mãos e braços. No entanto, a organização crê que o número de acidentes deve ser muito maior, considerando que os registros não cobrem os 50 estados.

Nos Estados Unidos, os trabalhadores da indústria da carne têm três vezes mais propensão a sofrer ferimentos graves no trabalho do que o trabalhador médio. O que pode piorar a situação é a possibilidade de que o governo autorize em breve o aumento de velocidade nas linhas de processamento de animais – ampliando o risco de acidentes.

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) está considerando a implementação de um novo programa, enganosamente intitulado “Modernização da Inspeção de Abate de Suínos”, que permite às empresas de carne definirem suas próprias velocidades de abate, colocando em perigo os trabalhadores que terão de trabalhar ainda mais rápido.

Mesmo diante dessas informações, órgãos do governo e da indústria nos Estados Unidos alegam que houve redução no número de acidentes de trabalho na indústria da carne nas duas últimas décadas, mas os dados coletados pela Bureau of Investigative Journalism dizem o contrário. Além disso, é importante não desconsiderar que a realidade de trabalhadores da indústria da carne de outros países não é tão diferente. Na realidade pode ser até pior.

No Brasil, por exemplo, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) registrou 1453 acidentes de trabalho na indústria da carne e somente no estado do Mato Grosso do Sul em 2015 e 2016. O setor ocupa o primeiro lugar no ranking de acidentes de trabalho no país. A pecuária também ocupa posição de destaque. Foram 303 casos de acidentes de trabalho só em 2016 no Mato Grosso do Sul. Segundo o Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho, a cada nove dias um trabalhador morre vítima de acidente de trabalho no estado.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *