Interpol prende 1,4 mil envolvidos em comércio de carne de animais selvagens

Ursos polares ameaçados de extinção estavam entre as vítimas (Foto: Getty Images)

Em release publicado em seu site, a Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol) informa que recentemente prendeu 1,4 mil envolvidos no comércio ilegal de carne de animais selvagens. Entre as vítimas estavam enguias, pangolins, baleias, crocodilos, elefantes, tartarugas, ursos e zebras.

A megaoperação em conjunto com a Organização Mundial das Alfândegas, que recebeu o nome de “Trovoada”, identificou ações criminosas de comércio de carne de animais selvagens em 92 países. De um total de 43 toneladas, 18 toneladas eram de enguias. Também foram encontradas oito toneladas de escamas de pangolim e 1,3 tonelada de marfim.

A Interpol resgatou ainda quatro mil aves e 27 mil répteis mantidos em cativeiro, além de 48 primatas, 14 gatos selvagens e sete carcaças de ursos – duas eram de ursos polares ameaçados de extinção. Entre os presos na ação está um comissário de bordo de Los Angeles que transportava tartarugas vivas nas próprias bagagens. “Os grupos de tráfico de animais selvagens usam as mesmas rotas que os criminosos envolvidos em outras áreas criminosas. Muitas vezes, [atuam] lado a lado com a evasão de impostos, corrupção e lavagem de dinheiro”, declarou o secretário-geral da Interpol, Juergen Stock.

 

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *