Investimentos em versões vegetais de peixes e frutos do mar quase dobram

Foto: New Wave

De acordo com um novo relatório divulgado pelo Good Food Institute, os investimentos globais em versões vegetais de peixes e frutos do mar quase dobraram em 2021 em comparação com 2020 – chegando a US$ 175 milhões.

Ou seja, o interesse dos investidores, que reconhecem o grande potencial de aumento da demanda por proteínas alternativas ao mesmo tempo em que veem oportunidades de aplicações mais sustentáveis, pode contribuir para reduzir o impacto humano na vida aquática.

Hoje a região da Ásia-Pacífico é que a detém o mais alto consumo de peixes do mundo. Por isso, cresce o número de startups e investidores interessados na oferta de alternativas livres do uso de animais e da exploração excessiva de recursos naturais não renováveis.

No mundo, atualmente cerca de 120 companhias estão investindo em proteínas alternativas que mimetizam peixes e frutos do mar.

O relatório do GFI também chama atenção para o aumento do cultivo sustentável de algas marinhas, microalgas e lentilhas aquáticas que têm grandes qualidades nutricionais e alta funcionalidade proteica.

Em 2021, uma pesquisa da Fact.MR apontou que atualmente os produtos mais comercializados como alternativas aos peixes são os búrgueres e filés, que respondem por mais de um terço desse mercado.

“Com o veganismo em ascensão, os peixes à base de vegetais têm garantido ganhos substanciais nos últimos anos. De 2016 a 2020, o mercado já estava experimentando um crescimento impressionante de dois dígitos e espera-se que cresça muito mais nos próximos anos”, frisa a pesquisa.

“Aumento das preocupações ambientais, rápido esgotamento dos estoques globais de peixes e problemas de saúde associados ao consumo excessivo de carne provaram ser os principais aceleradores desse mercado.”

Gosta do trabalho da Vegazeta? Colabore realizando uma doação de qualquer valor clicando no botão abaixo: 




[themoneytizer id=”85237-1″]

 

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *