Um abacate sem paciência para piadinhas sobre veganos

Há dois anos, o analista financeiro paulistano Emerson Pimentel decidiu abolir a carne do prato e as matérias-primas de origem animal do vestuário. A mudança veio em um Dia de Finados, quando, depois do futebol, se reuniu com os amigos para comer uma porção de frango.

“Passei muito mal e resolvi parar no dia seguinte de comer todos os tipos de carne. Embora eu simpatizasse com o vegetarianismo, confesso que inicialmente foi exclusivamente pela saúde”, admitiu em entrevista à VEGAZETA.

Mas não demorou e Emerson começou a associar a abstenção do consumo de carne com outras questões. “Vi que é algo muito egoísta pensar dessa forma. Talvez se continuasse pensando só na minha saúde eu pudesse desistir”, concluiu.

O que levou Pimentel a considerar o aspecto ético da rejeição a esse consumo foram as informações que ele buscou por conta própria, assim como os documentários mais conhecidos que abordam o vegetarianismo, veganismo e direitos animais.

“Sei que o impacto da indústria de laticínios e ovos é tão cruel quanto o da carne. Hoje é a compaixão que me move e estou em transição para o veganismo”, revelou.

E nesses dois anos, o analista financeiro passou por situações vividas em algum momento por muitos daqueles que se recusam a se alimentar de animais – as infames piadinhas.

Isso o motivou a criar o personagem Invocado, que tem se tornado cada vez mais popular no Instagram por dizer de forma direta o que muitos veganos e vegetarianos gostariam de expressar nos acasos do cotidiano.

“O personagem foi criado há dois meses. Eu não desenvolvia nada do tipo antes, mas vi no Insta a oportunidade. Treino crossfit e a galera enche com aquelas perguntas de sempre: ‘De onde tira as proteínas? Como consegue energia sem comer carne?’”, explicou.

E acrescentou: “Confesso que às vezes me irrito e respondo de forma ríspida. Aí veio a ideia do abacate Invocado.” Siga a @BlendeQuotes no Instagram, idealizada por Emerson Pimentel, para acompanhar as experiências cotidianas do impaciente Invocado.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *