Italianas criam “seda” vegana a partir do bagaço da laranja

“Nossos tecidos são formados por um fio de celulose semelhante à seda que pode ser misturado com outros materiais” (Fotos: Divulgação)

Na Itália, a companhia Orange Fiber, fundada por Adriana Santanocito e Enrica Arena, tem produzido “seda” vegana e sustentável usando laranja como matéria-prima. Considerando que 700 mil toneladas de frutas cítricas são colhidas anualmente no país, a empresa patenteou uma tecnologia de aproveitamento da celulose do bagaço dos citrinos descartados pela indústria de suco.

“Nossos tecidos são formados por um fio de celulose semelhante à seda que pode ser misturado com outros materiais. Em sua forma mais pura, o tecido 100% cítrico é super leve, possui uma sensação de toque suave e sedoso que pode ser opaco ou iridescente de acordo com as necessidades de produção”, informam Adriana e Enrica.

Em 2016, a Orange Fiber recebeu o Prêmio de Mudança Global da Fundação H&M. Já em 2017, foi selecionada para participar do programa Fashion for Good – Plug and Play Accelerator, que ocorre na Holanda, onde as jovens empresas mais promissoras da indústria da moda recebem orientações de marcas como Adidas, Kering, Target e Zalando.

As fibras produzidas pela Orange Fiber estão sendo utilizadas pela empresa italiana de artigos de luxo Salvatore Ferragamo. “Estamos comprometidas em trazer práticas sustentáveis ​​para a indústria da moda porque queremos construir um estilo de vida ético e sustentável, que olha além do status e considera o futuro do nosso mundo”, enfatizam.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *