Arte de Jackson Thilenius revela olhar honesto sobre a exploração animal

Jackson Thilenius é um artista, arquiteto e defensor dos direitos animais estadunidense que se define como visionário, rebelde e idealista. Não é difícil entender o motivo. Basta conhecer o seu trabalho que desde 2013 tem despertado controvérsias e conscientização. Uma de suas obras mais conhecidas é “Next”, em que ele mostra um boi assistindo seus companheiros sendo içados como produtos, como nada mais do que commodities, como se isentos de vida.

Seus trabalhos são chocantes porque não velam a realidade por trás da exploração de animais reduzidos a alimentos. A arte de Thilenius é uma reação à descoberta de um universo de mazelas envolvendo o abuso normalizado de animais não humanos.

“Eu não estava preparado para o impacto que isso teve sobre mim. Foi devastador. Depois de processar o horror e a raiva, eu sabia que precisava fazer algo para ajudar a interromper a loucura que eu estava testemunhando”, diz o artista, admitindo que conhecer em profundidade o sofrimento e privação impostos aos animais não humanos foi um despertar, um chamado para a mudança.

Como um desenhista e pintor que descobriu as próprias habilidades ainda muito jovem, o vegano Jackson Thilenius sempre se interessou por temas diversos, que instigam a reflexão do espectador.

Quando se mudou para o sul da Califórnia, ele decidiu transformar sua arte em uma ferramenta de questionamento, mobilização social, discutindo temas morais e éticos, além de hábitos, estilos de vida e condicionamentos culturais.

Seus trabalhos podem ser encontrados principalmente em exposições, galerias e shows na área de Los Angeles. Thilenius admite que criar imagens provocativas e “espinhosas” é uma de suas maiores motivações artísticas. Exemplo do sofrimento extenuante e destrutivo imposto aos animais é a obra “The Price”.

Nela, o artista se inspirou na realidade dos porcos que vivem em confinamento. Distantes de uma vida natural e vivenciando muito estresse e outros transtornos psicológicos e emocionais, eles podem enlouquecer e matar os próprios companheiros. Não menos chocante é a obra “Hoist”, em que o personagem é um boi recém-abatido, transmitindo desespero enquanto sua vida se esvai.

Com sua arte, Jackson Thilenius quer que as pessoas abram suas mentes, tenham consciência social das atrocidades praticadas diariamente contra seres não humanos, privados de existirem para si mesmos, e tendo seus destinos traçados desde que nascem, quando são limitados a uma vida que consiste em tornar-se comida ou matéria-prima.

A intenção de Thilenius é deixar claro que devemos promover hábitos que não dependem da exploração desumana de animais inocentes. Ele acredita na luta pela libertação animal.

Depois de conhecer a realidade da indústria de ovos, onde pintinhos machos são descartados logo após a identificação do sexo, já que não é lucrativo para a indústria mantê-los vivos, Jackson Thilenius criou a obra “Male Chicks”, uma reação ao fato cruel e corriqueiro de que suas vidas acabam antes mesmo de começar, quando são mortos em trituradores, asfixiados ou descartados no lixo. Em síntese, um sistema que só existe porque as pessoas consomem ovos.

Em “Parallel Lives”, o artista apresenta um cão feliz e saudável, como se aguardasse que alguém lhe arremessasse uma bola. Ao lado, o mesmo cão aparece ferido, infeliz, irascível, consequências das agressões praticadas pelo seu tutor na tentativa de transformá-lo em um cão de briga, condicionado a matar ou morrer. É possível perceber ainda que uma de suas orelhas foi cortada propositalmente.

Thilenius nunca para de produzir, e parte dos lucros das vendas de suas obras são destinados a organizações que atuam em defesa dos direitos animais. O artista também tem um projeto intitulado Creative Crusade (Cruzada Criativa), em que abre espaço para pintores, ilustradores e fotógrafos que se interessam em produzir arte voltada para a questão animalista. “É uma cruzada para criar uma mudança positiva e ajudar a fazer do dom de ser humano, humano”, justifica.

Saiba Mais

Jackson Thilenius é especialista em arquitetura comercial, principalmente de restaurantes e bares. Ele qualifica o seu trabalho como pintor e desenhista como um contraponto à sua profissão de arquiteto – iniciada em 2001. Ele possui mestrado em arquitetura pelo Instituto de Tecnologia da Geórgia.

Conheça um pouco mais o trabalho de Jackson Thilenius:

http://www.crusadecreative.org/terms-of-use.html

https://jacksonthilenius.wordpress.com/

https://www.artslant.com/global/artists/show/316205-jackson-thilenius

Redes sociais:

Instagram

Facebook

Twitter

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *