Jane Goodall fortalece campanha contra alto consumo de alimentos de origem animal

mais de 60 cientistas, incluindo Goodall, pedem que a Comissão Europeia invista mais em propaganda voltada à importância de uma sustentável e boa dieta à base de vegetais (Foto: Getty)

A primatologista britânica Jane Goodall está fortalecendo uma campanha contra o alto consumo de alimentos de origem animal idealizada pela organização Compassion in World Farming.

Em uma carta aberta, mais de 60 cientistas, incluindo Goodall, pedem que a Comissão Europeia invista mais em propaganda voltada à importância de uma sustentável e boa dieta à base de vegetais e reduza investimentos em anúncios que promovem o consumo de carnes, laticínios, etc.

“Políticas recentes da UE reconhecem a necessidade de uma mudança para dietas mais ricas em vegetais, mas perversamente, subsídios de campanha sob a política de promoção da UE têm sido usados para promover o consumo de produtos de origem animal”, destaca a carta.

Os cientistas também lembram que a própria União Europeia, por meio da estratégia “Farm to Fork” já havia reconhecido que uma dieta rica em vegetais reduz riscos de doenças fatais e o impacto ambiental do sistema alimentar.

90% da soja importada é usada para alimentar animais

“Um ‘tsunami’ de superprodução e consumo excessivo de produtos de origem animal na UE está colocando muita pressão sobre a natureza. 68% das terras agrícolas da UE são utilizadas para produção animal”, lamenta Jane Goodall e outros cientistas.

“Mudanças no uso da terra relacionadas a essas atividades são o fator mais difundido de perda de biodiversidade. Intensificação da produção de safras para alimentos concentrados exigidos por a produção animal industrial leva à degradação do solo, uso excessivo e poluição da água e do ar. Cerca de 90% da soja importada pela UE é usada para ração animal, e muita soja vem de terras desmatadas.”

Quando a carta fala em soja proveniente de áreas desmatadas, é importante lembrar que grande quantidade da soja que chega ao Reino Unido é proveniente do Brasil, conforme um estudo do Greenpeace divulgado em 2020.

A organização destacou no ano passado que os frangos no Reino Unido são alimentados com soja proveniente de áreas onde florestas nativas forram derrubadas, assim também prejudicando a vida silvestre. A terra utilizada para esse tipo de produção inclui a savana com maior biodiversidade do mundo, ou seja, o Cerrado.

Clique aqui para ler a carta na íntegra.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Uma resposta

  1. Rezo para que Jane não nos deixe tão cedo, quando ainda pode fazer tanto pelo Planeta, motivado pessoas para salva-lo com seu exemplo e dedicação incansável. Toda vida é sagrada mas existem pessoas, como Jane, para quem a eternidade é pouco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *