JBS é ligada a mais de 42 mil hectares de desmatamento

Sistema de monitoramento mostra conexão entre grandes fazendas responsáveis pelo desflorestamento aos principais frigoríficos e compradores de soja destinada à ração animal (Fotos: JBS/Greenpeace)

Maior indústria de processamento de carne bovina do mundo, a brasileira JBS está ligada a 42.538 mil hectares de desmatamento da Amazônia e do Cerrado, segundo informações da ONG Mighty Earth, que há pouco tempo lançou o Soy & Cattle Deforestation Tracker.

O sistema de monitoramento mostra a conexão entre grandes fazendas responsáveis pelo desflorestamento e os principais frigoríficos e compradores de soja destinada à ração animal.

“O Tracker combina dados de desmatamento por satélite quase em tempo real com a pesquisa investigativa da cadeia de suprimentos fornecida pelo grupo de pesquisa [holandês] Aidenvironment”, explica a Mighty Earth.

Segundo a organização, o sistema tem permitido classificar o comprometimento dos dez maiores frigoríficos e traders de soja em relação à redução e não contribuição ao desmatamento.

“Duas gigantes do agronegócio – JBS e Cargill – são as empresas de pior desempenho, com pontuações respectivas de 1 e 25 em uma avaliação de 100 pontos possíveis”, denuncia.

A contribuição da JBS com o desmatamento já equivale a uma área do tamanho de metade da cidade de Nova York – e quase 50% proveniente de áreas ilegais, de acordo com a legislação brasileira.

Cargill, envolvida em mais de 61 mil hectares de desmatamento

Já a Cargill, dos Estados Unidos, está conectada a uma área desmatada ainda maior – 61.260 hectares da Amazônia e do Cerrado – o que equivale ao tamanho de Chicago. “A soja brasileira da Cargill e de outros traders de soja geralmente termina como ração animal para gado”, informa a Mighty Earth.

A organização vê esses números com desalento, considerando que muitas marcas globais assumiram um compromisso em 2020 de não compactuarem com o desmatamento. No entanto, continuam comprando de quem financia a prática.

“Varejistas e seus fornecedores – os comerciantes de soja e frigoríficos apresentados em nosso Tracker – continuam permitindo esses negócios normalmente”, disse a diretora da Mighty Earth, Asha Sharma.

“Nenhuma empresa apresentada no Tracker pontuou acima de 66, indicando a grande extensão de ligação dos setores de gado e soja brasileiros com o desmatamento.”

Outras duas empresas com desempenho ruim e citadas pela organização são Archer Daniels Midland Company (ADM) e Bunge – com pontuação de 47 e 31.

Vale lembrar que, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o desmatamento na Amazônia brasileira atingiu o máximo em 12 anos, e tem como principal causa a expansão descontrolada da agropecuária.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *