Joaninhas vivas são vendidas como brinquedos

(Foto: Facebook/Creative Commons)

A empresa Castelinho Brinquedos Educativos, de Campinas, divulgou ontem o lançamento de um brinquedo baseado em joaninhas vivas. “O brinquedo vem com larvas de joaninhas e a criança acompanha o resto do ciclo delas até se tornarem joaninhas”, informou a empresa, sugerindo que depois bastaria soltá-las no jardim.

Qualificando o produto como pioneiro no Brasil, a empresa não imaginava a repercussão negativa que a venda de joaninhas atrairia. Ontem, a empresa recebeu em sua página um grande número de comentários de ativistas e defensores dos animais criticando a proposta de lucrar comercializando animais vivos em um tipo de tabuleiro.

Quem não gostou da iniciativa a qualificou como uma ação que favorece a objetificação dos animais, considerando que a ideia de joaninhas como brinquedos pode não estimular exatamente o respeito pelos animais, mas a crença de que os animais estão sempre disponíveis para uso humano, inclusive para satisfazer curiosidades que incluem retirá-los de seu habitat. Após a repercussão, a empresa apagou a foto do brinquedo baseado em joaninhas vivas.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *