Joaquin Phoenix lança documentário sobre o impacto do uso de antibióticos na pecuária

Fotos: GettyAndrew Skowron

Produzido por Joaquin Phoenix e Rooney Mara, o documentário “The End of Medicine”, dirigido por Alex Lockwood, foi lançado este mês nos EUA e está disponível no iTunes, Vimeo, Amazon Prime, Google Play, YouTube e Vudu.

“The End of Medicine” aborda tanto o impacto do uso excessivo de antibióticos na pecuária quanto os riscos de novas pandemias por meio da criação de animais para consumo.

“O filme lança luz sobre a ameaça iminente amplamente negligenciada, alertada por especialistas do CDC e da OMS, e investiga o papel que a criação de animais para consumo desempenha em surtos de doenças”, diz o diretor do filme, Alex Lockwood, acrescentando que isso impacta na medicina e no uso de medicamentos como conhecemos, e que não estamos preparados para lidar com essa situação.

“The End of Medicine” discute grandes problemas de saúde pública envolvendo a pecuária e que foram e continuam sendo ignorados pela grande mídia, além de apresentar um histórico de surtos e pandemias. Isso é feito com a participação de denunciantes da indústria, conselheiros governamentais, médicos, cientistas e ativistas.

Uma das participantes do filme é a médica veterinária Alice Brough que, atuando na pecuária, relata que administrava fortes antibióticos em animais que sofriam em condições deploráveis em fazendas industriais no Reino Unido. A realidade a motivou a mudar de lado, a tornar-se uma ativista e denunciante do uso excessivo de antibióticos na produção animal.

Sobre a possibilidade de contestações em relação ao que é apresentado no filme, Lockwood defende que qualquer pesquisa séria feita na internet permite encontrar informações consistentes sobre o quanto é preocupante o uso indiscriminado de antibióticos, e como isso pode favorecer a resistência antimicrobiana (RAM).

Segundo a OMS, essa resistência põe em risco a eficácia da prevenção e do tratamento de um número cada vez maior de infecções por vírus, bactérias, fungos e parasitas.

“A RAM ocorre quando microrganismos (bactérias, fungos, vírus e parasitas) sofrem alterações quando expostos a antimicrobianos (antibióticos, antifúngicos, antivirais, antimaláricos ou anti-helmínticos, por exemplo). Os microrganismos resistentes à maioria dos antimicrobianos são conhecidos como ultrarresistentes”, explica a Organização Pan-Americana de Saúde em seu site.

No Brasil, a organização Proteção Animal Mundial tem alertado para a situação preocupante do uso de antibióticos na pecuária por meio da campanha “Haja Estômago”.

Conforme a entidade, o uso indiscriminado para diversos fins mata as bactérias fracas selecionando as fortes e resistentes aos antibióticos, assim originando bactérias multirresistentes.

“Essas bactérias resistentes a antibióticos acabam sendo transmitidas aos seres humanos, prejudicando não só a saúde dos animais, mas também a nossa.”

De acordo com Alex Lockwood, premiado no Bafta em 2019 pelo curta “73 Cows”, que conta a história de um pecuarista que se torna vegetariano, eles estão preparados para os ataques que receberão de representantes da pecuária e da indústria de proteína animal por causa do filme. “The End of Medicine” também tem produção de Keegan Kuhn, codiretor de “Cowspiracy”.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *