Joe Duplantier diz que maltratar animais e comê-los deu origem à covid-19

“Não acho que seja uma conspiração ou punição de Deus. Acredito que é apenas uma reação normal ao nosso comportamento neste planeta” (Foto: Suzi Pratt/Getty)

Em recente entrevista ao podcast da revista mexicana Warp, o vocalista e guitarrista da banda francesa de metal Gojira, Joe Duplantier, disse que maltratar animais e comê-los deu origem à pandemia de covid-19.

“Para os veganos, é muito perturbadora essa terrível pandemia porque sempre é algo que vem dos maus-tratos e consumo de animais. Todos os vírus, se você pensar bem, gripe aviária, vaca louca, todos esses episódios vêm do ato de comer animais, e porque não deveríamos fazer isso. É o que eu acho”, declarou.

“Estou um pouco chateado com isso. Não acho que seja uma conspiração ou punição de Deus. Acredito que é apenas uma reação normal ao nosso comportamento neste planeta.”

Joe Duplantier, que é vegano, disse ainda que temos o poder de mudar e fazer do mundo um lugar melhor. Ele sugeriu que as pessoas optem por consumir mais produtos locais, contribuindo para diminuir o impacto do sistema alimentar.

“Em países mais frios, talvez as pessoas comprem abacate e banana trazidos de muito longe”, comentou, mas acrescentou que quando podemos consumir o que é produzido localmente, não há motivo para fazermos o oposto. “Se você pode escolher comprar algo local ou que venha de longe, acho que a mudança já começa aí.”

Consumo e revolução

Para Duplantier, a forma como consumimos é uma forma de poder. “Podemos abrir a torneira para lavar as mãos e desligá-la imediatamente. Podemos escolher andar de bicicleta em vez de carro, mesmo que tenhamos dinheiro para comprar gasolina. E assim por diante”, exemplificou.

“Todas essas pequenas coisas significam que temos o poder. Não é o governo, não é o presidente que vai mudar as coisas para você, porque ele só se preocupa em ser reeleito. Acho que as pessoas deveriam entender isso agora.”

Segundo o cofundador do Gojira, a verdadeira revolução precisa partir de dentro de nós. “Se houver uma revolução acontecendo em você, você vai melhorar, vai haver uma mudança em algum nível – pode ser pequena, pode ser grande. Acredito nisso. É uma revolução que funciona”, declarou.

“Se as pessoas mudarem, elas vão inspirar as pessoas ao seu redor a mudarem.”

Saiba Mais

O Gojira lançou em março uma música e clipe em defesa da Amazônia. A composição integra o “Fortitude”, novo álbum lançado no dia 30 de abril.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *