Kombucha deve movimentar mais de US$ 5 bi até 2025

“Kombucha é uma dessas bebidas que é tendência entre as pessoas preocupadas com a saúde” (Foto: Getty Images)

Uma das bebidas probióticas que tem conquistado maior visibilidade no mercado atualmente, o kombucha deve movimentar mais de cinco bilhões de dólares até 2025, com taxa de crescimento anual composta de 16%. Essa é a projeção da empresa de pesquisa de mercado Global Market Insights.

“A demanda por bebidas funcionais e energéticas está aumentando no mundo todo. Kombucha é uma dessas bebidas que é tendência entre as pessoas preocupadas com a saúde”, informa o relatório.

E acrescenta: “O sabor original do kombucha, por ser efervescente, levemente adocicado e azedo tem atraído maior preferência do consumidor por produtos aromatizados. Especulando uma demanda crescente, os fabricantes começaram a trazer novos sabores de kombucha para a mesa.”

Além da diversidade de sabores, que já inclui combinações como maracujá-tangerina, pêssego-manga e morango-limonada, outro diferencial tem sido a escolha de matérias-primas orgânicas e a oferta de produtos com baixo teor de açúcar.

Nos Estados Unidos, no final de 2019, uma startup conseguiu arrecadar 25 milhões de dólares para expandir a produção de kombucha, ofertando novos sabores e ampliando a circulação de seus produtos. A Fermented Sciences, que desenvolve o Flying Embers, surgiu em 2017, há pouco mais de dois anos, e se tornou um negócio milionário.

Além disso, como a demanda pela bebida desenvolvida a partir da fermentação do chá por uma cultura de bactérias e leveduras está atraindo cada vez mais consumidores em diversas partes do mundo, há várias empresas de investimentos nos Estados Unidos captando milhões de dólares para popularizar e diversificar ainda mais o Kombucha, que tem condições de revolucionar ainda mais o mercado global de probióticos.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *