Livros de ativista brasileira expõem crueldade do entretenimento com animais

Foto: RSPCA

Disponíveis em versão digital, dois livros da ativista Mariana Bedesco Zampieri expõem a crueldade do uso de animais para entretenimento.

Uma das obras é “Provas de Hipismo e Corrida de Cavalos” Tudo Aquilo que de Fato Você Precisa Saber” e a outra é “Rodeios e Vaquejadas: Tudo Aquilo que de Fato Você Precisa Saber, que têm lucro revertido ao Santuário Abraço Animal, que resgata e abriga animais de grande porte em São Roque (SP).

Com 201 e 268 páginas, os livros apresentam os danos causados aos animais por meio dessas atividades; como surgiram, como funcionam e o que pode ser feito para colocar um fim a essas práticas.

“Também são explicados resumidamente os danos que outras atividades nas quais cavalos, muares e asininos são utilizados causam a esses animais”, informa Mariana Zampieri, criadora do projeto Crueldade Equestre, acrescentando que os ebooks são direcionados tanto a quem não conhece a realidade por trás dessas atividades quanto para quem quer se aprofundar nesses temas.

“O mito criado por aqueles que lucram com provas equestres de que essas práticas não causariam sofrimento aos animais deve ser derrubado de uma vez por todas”, reforça Mariana, que apresenta dados científicos nos livros.

Ela também frisa que há profissionais que mesmo cientes dos danos causados por essas atividades ainda as apoiam.

“São profissionais que estudaram sobre o assunto com a intenção de saber como remediar as lesões que os animais sofrem nessas atividades, para que levem mais tempo a chegarem a um ponto de queda drástica no rendimento dos animais nas competições e treinamentos; e para que assim sejam utilizados por mais tempo por aqueles que exploram essas atividades”, destaca.

Saiba Mais

Em 2019, o presidente Jair Bolsonaro sancionou a Lei 13.873/2019, que reconhece o rodeio, a vaquejada e o laço como bens de natureza imaterial do patrimônio cultural brasileiro, visando fortalecer práticas de uso de animais como entretenimento. A lei é resultado do Projeto de Lei 8240/2017, do então senador Raimundo Lira (MDB-PB).

Qual é a melhor forma de comprar?

Os ebooks estão disponíveis nas livrarias, no entanto, o preço especial de R$ 40 pelos dois livros digitais é oferecido somente ao adquiri-los diretamente com Mariana Bedesco Zampieri por meio do e-mail [email protected]

Clique aqui para conhecer o blog Crueldade Equestre. Você também pode acompanhar as publicações pelo Instagram: @crueldadeequestre

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *