Grupo lobista prioriza a defesa dos animais na França

Melvin Josse: “O objetivo é construir uma rede de aliados políticos” (Foto: Reprodução)

Fundado em 2017 pelo lobista profissional e ativista Melvin Josse, o grupo Convergence Animaux Politique (CAP) surgiu na França com o objetivo de defender os direitos animais no campo político. Em entrevista ao canal France 24 na semana passada, Josse disse que a França está ficando para trás na Europa com sua fragilizada legislação de bem-estar animal.

“Se você observar práticas envolvendo animais de fazenda, basicamente, a lei francesa nunca vai além do padrão mínimo estabelecido pela UE [União Europeia]. Nos últimos anos, muitos escândalos envolvendo matadouros e fazendas aconteceram na França. Percebemos que, com esses escândalos, a opinião pública na França está evoluindo na direção certa e as pessoas estão entendendo que os direitos dos animais é uma questão real”, declarou o lobista.

É exatamente por esse motivo que Melvin Josse, que já produziu uma tese sobre o ativismo pró-animal na Europa, defende que o trabalho do CAP, que representa hoje mais de 800 ONGs, pode contribuir para mudar os rumos da questão animal na França. Por outro lado, embora as pessoas estejam se tornando mais compassivas, o sistema político não acompanha essa realidade.

No país, as ONGs ainda esbarram na dificuldade de influenciar profundamente alguma decisão política no campo legislativo. Por isso o CAP tem trabalhado com parlamentares para engajá-los em questões de direitos animais com as quais eles mais se identificam. Se um parlamentar, por exemplo, não se importa tanto com a caça, o grupo tenta aproximá-lo da realidade dos animais nos matadouros. Há varias possibilidades, segundo o CAP.

“O objetivo é construir uma rede de aliados políticos. Trata-se de reunir o máximo de interlocutores, manter essas relações a longo prazo e colocá-los em contato uns com os outros e com as organizações, de modo a mobilizar essa rede quando for necessário obter avanços para os animais”, enfatiza Melvin Josse.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *