Lobos reaparecem na Holanda após 140 anos

As primeiras aparições ocasionais de lobos começaram em 2016 (Foto: Getty)

De acordo com informações divulgadas ontem pela BBC, os lobos reapareceram na Holanda após 140 anos. As primeiras aparições ocasionais começaram em 2016.

Os ecologistas do país acreditavam que se tratava apenas de uma passagem de retorno à Alemanha. No entanto o trabalho de organizações como FreeNature e Wolven in Nederland tem provado que é mais do que isso.

A conclusão veio a partir de um estudo baseado no rastreamento de duas fêmeas na área montanhosa de Valuwe, onde coletaram pegadas e dejetos dos lobos para análise de DNA.

O resultado foi que uma das fêmeas já está vivendo na Holanda há mais de seis meses, o que indica que o animal se “estabeleceu”. A confirmação foi feita por especialistas que participaram do programa Costing the Earth, da rádio BBC 4.

O que reforça a tese de uma alcateia se formando na Holanda nos próximos meses é que um macho também foi visto na região. Vale lembrar que os lobos foram caçados em muitos países da Europa nos séculos passados, o que também motivou as migrações. Mas agora tudo indica que os animais estão voltando a povoar antigos territórios.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *