Luta com touros ganha espaço na China

Embora reconheçam a senciência e a inteligência do animal, não parecem ver problema em submetê-lo a um confronto (Foto: Aly Song/Reuters)

Na China, alguns professores de kung-fu decidiram criar um “esporte infame”, a luta com touros. Isso mesmo. Em vez de lutar com pessoas, eles lutam contra bovinos com cinco vezes o seu peso e inclusive com força o suficiente para matá-los, segundo a agência Reuters.

Um dos praticantes é o professor de kung-fu Ren Ruzhi, de 24 anos, que diz ser “excitante lutar com um touro bufando”, alegando que isso “simboliza a bravura masculina”. A Reuters encontrou o lutador em Jiaxing, na província chinesa de Zheijang.

Rhuzi e outros praticantes decidiram se inspirar nas touradas espanholas para criar um novo tipo de luta, que claramente não conta com o aval do animal, mas o força a reagir pelo instinto de autodefesa em uma situação de violência.

“Essa [variação chinesa] é verdadeiramente uma competição que coloca a força de um humano contra um touro. Há muitas habilidades envolvidas e isso pode ser perigoso”, destaca Hua Yang, um entusiasta que já assistiu touradas na Espanha.

Os praticantes dizem que os touros também são treinados para os confrontos e, embora reconheçam a senciência e a inteligência do animal, não parecem ver problema em submetê-lo a um confronto, mesmo que o objetivo final não seja a morte: “Um touro também pode pensar como um humano, eles são inteligentes”, reconhece o ex-lutador profissional Han Haihua, que hoje prepara jovens lutadores em uma escola de kung-fu em Jiaxing.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

2 respostas

  1. Cada dia acontece uma insanidade diferente. Patéticos. Quem quer mostrar ser fortão vai lutar com um homem e buscar criar estratégias para sair com auto estima e troféus , se assim acha interessante . Os animais não disputam nada com o ser insano humano. Algumas pessoas são desprezíveis e merecem o total esquecimento. Que recebam todo mal que causam em abundância?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *