Maior produtor de culturas lácteas do mundo vê futuro no mercado vegano

Sediada em Copenhague, na Dinamarca, a empresa global de biociência Chr. Hansen é considerada a maior produtora de culturas lácteas do mundo – o que significa que seus ingredientes costumam ser utilizados por muitos fabricantes de queijos e iogurtes, incluindo grandes empresas.

No entanto, a Chr. Hansen, que atua no segmento de microbiologia de alimentos há 145 anos, já reconheceu as novas tendências do mercado com base em mudanças de hábitos dos consumidores.

Uma prova disso é que em janeiro deste ano a empresa deixou clara a importância de oferecer soluções para a indústria de alimentos veganos, que deve ganhar cada vez mais espaço no cenário global.

Em consequência dessa percepção, a Chr. Hansen anunciou este mês o lançamento da “FreshQ DA”, uma cultura selecionada que ajuda a melhorar a fermentação das alternativas aos laticínios e a protegê-las da deterioração precoce e de bolores.

Melhorar qualidade e prazo de validade

“A FreshQ DA consiste em bactérias selecionadas por sua capacidade de superar contaminantes por fermentação. Ela mantém os produtos frescos por mais tempo”, diz o diretor de Bioproteção da Hansen, Peter Thoeysen.

Ele acrescenta que a fermentação baseada em “bactérias boas combatendo bactérias ruins” é bem conhecido no mundo da pecuária leiteira e oferece potencial semelhante para a indústria de alimentos veganos fermentados.

“Melhorar a qualidade e o prazo de validade também pode ajudar a reduzir o desperdício de alimentos em nível global, dando aos consumidores uma janela mais ampla de oportunidades de consumo”, explica Peter Thoeysen.

“À medida que mais consumidores buscam uma alimentação saudável e sustentável, cada vez mais os produtores de alimentos à base de vegetais entrarão no mercado para responder a essa procura, tornando a indústria cada vez mais competitiva. Usar FreshQ DA na fermentação ajuda nossos clientes a otimizar seus produtos, proteger sua cadeia de valor e entregar resultados de alta qualidade em cada embalagem.”

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *