Mais 42 agrotóxicos são liberados no Brasil

“Já estão prontos para serem usados no controle de pragas na agricultura brasileira” (Foto: Getty)

Saiu nesta segunda-feira (24) no Diário Oficial da União a publicação com registro de mais 42 agrotóxicos liberados para utilização no Brasil. Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em média, os produtos estavam na lista de espera para aprovação há quatro anos.

De acordo com o Mapa, com exceção de um, todos os demais agroquímicos são produtos genéricos que já estavam presentes em outros agrotóxicos presentes no mercado.

“Já estão prontos para serem usados no controle de pragas na agricultura brasileira”, informa o ministério em referência a 12 dos 42 defensivos agrícolas que tiveram o registro confirmado hoje no Diário Oficial.

A justificativa para a liberação de agrotóxicos genéricos é “o barateamento do preço dos defensivos”, o que segundo o Mapa garante queda no custo de produção e no preço dos alimentos. “A aprovação de novos produtos tem como objetivo disponibilizar novas alternativas de controle mais eficientes e com menor impacto ao meio ambiente e à saúde humana”, argumenta.

O coordenador-geral de Agrotóxicos e Afins da Secretaria de Defesa Agropecuária, Carlos Venância, afirma que a intenção com novos registros é estimular a competitividade:

“As aprovações de novos produtos técnicos equivalentes significam que novas fábricas estão autorizadas a fornecer ingredientes ativos para fabricação dos produtos formulados que já estão registrados, possibilitando um aumento na concorrência no fornecimento industrial destas substâncias.”

A publicação no Diário Oficial pode ser conferida clicando aqui.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *