Mais de 200 animais serão resgatados de zoológico no Canadá

Zoológico fica em St-Édouard-de-Maskinongé, em Quebec (Foto: Société Radio-Canada)

A organização Humane Society International divulgou na semana passada que uma parceria entre a HSI, a Sociedade para a Prevenção da Crueldade Contra os Animais e a Fundação Margolis Family vai garantir o resgate de mais de 200 animais em um zoológico em St-Édouard-de-Maskinongé, em Quebec, no Canadá.

Este mês o proprietário do zoológico foi preso e acusado de negligência e crueldade contra animais. Se condenado, o acusado pode enfrentar uma sentença de cinco anos de prisão e uma proibição vitalícia de ter custódia ou controle de qualquer animal.

“Forneceremos atendimento especializado para mais de 200 animais de espécies silvestres e exóticas e transporte para um santuário parceiro na América do Norte”, informou a HSI.

Segundo a entidade, o resgate não seria possível sem o suporte da Fundação Margolis Family. “Foi perturbador ver essa instalação. Muitos dos animais estavam confinados em recintos escuros. Outros viviam em abrigo totalmente inadequado. Alguns dos animais nem sequer pareciam ter acesso à água ou comida adequada e pareciam estar sofrendo de uma variedade de condições médicas”, lamenta a diretora executiva da HSI Canada, Rebecca Aldworth.

E acrescenta: “Alguns dos animais apresentavam sinais de sofrimento psicológico significativo. Animais mortos e doentes foram removidos ou apreendidos desta propriedade nos últimos meses.”

Fundação Margolis Family investe em alternativa aos testes em animais

Em novembro do ano passado, a Universidade de Windsor, em Ontário, no Canadá, recebeu um milhão de dólares para investir em alternativas aos testes em animais. A doação foi feita pela Fundação Margolis Family, fundada pelo jornalista e escritor Eric Margolis e sua esposa Dana com o objetivo de apoiar organizações voltadas ao bem-estar animal.

O valor doado foi destinado à criação de um novo laboratório de pesquisa e treinamento, além do desenvolvimento de um programa acadêmico voltado à ciência da substituição animal.

“Esse próximo capítulo colocará o nosso país na vanguarda das futuras descobertas médicas e testes de segurança, e tenho a honra de desempenhar um papel integral nisso”, disse Margolis em comunicado da Universidade de Windsor.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *