Mais de 440 mil pessoas dão uma chance ao veganismo em janeiro

Comercial da campanha da Veganuary é estrelada pela vegana Tabitha Brown, uma das maiores recordistas de visualizações do TikTok em 2020 (Foto: Divulgação/Veganuary)

De acordo com informações da organização Veganuary, mais de 440 mil pessoas de diversas partes do mundo estão dando uma chance ao veganismo em janeiro ao participarem do seu tradicional desafio de 31 dias sem consumir nada de origem animal.

Desde o lançamento da campanha, há um mês, a Veganuary obteve um número recorde de inscrições, alcançando mais de 88% de sua meta global de meio milhão de pessoas em janeiro de 2021.

Esta semana, a organização estrelou um comercial de 45 segundos com a personalidade vegana Tabitha Brown – uma estadunidense com 4,5 milhões de seguidores e que conquistou o segundo lugar entre os 10 maiores criadores de conteúdo da rede social TikTok.

No comercial reproduzido em seis idiomas, Tabitha convida o mundo a experimentar o veganismo, e destaca que ser vegano não é sobre perfeição, mas sim conscientização e ação.

No Brasil

No Brasil, o lançamento oficial da campanha, que ocorreu pela primeira vez este ano, e conta com o apoio de embaixadores como a apresentadora Xuxa, os atores Emiliano d’Avila e Natália Rosa, além do empresário vegano Crica Wolthers, vem ampliando a atuação da ONG na América Latina, atraindo milhares de brasileiros.

Ao se inscrever, os participantes recebem um livro digital com receitas das celebridades e e-mails diários com dicas de filmes, receitas, nutrição, direitos animais, etc.

 A organização reconhece que, entre os fatores que impulsionaram o número recorde de inscritos, destaca-se a preocupação com a saúde e o fato de que, se mais pessoas seguirem uma alimentação à base de vegetais, o risco de futuras pandemias pode diminuir.

Consumindo mais alimentos veganos

Segundo pesquisa da própria organização realizada entre julho e agosto de 2020 com mais de 10 mil pessoas que participaram do desafio, principalmente no Reino Unido, EUA, Alemanha e América Latina – as quatro principais regiões em que a instituição atua – quase 1/3 dos respondentes confirmou estar consumindo mais alimentos veganos.   

Em carta aberta aos meios de comunicação, com mais de 100 signatários entre celebridades como Paul McCartney, ativistas como Jane Goodall, políticos como Fernando Gabeira, cientistas, ONGs e empresas, Veganuary mostra a conexão entre mudanças climáticas, pandemias globais e o consumo de produtos de origem animal.  

“A escolha por uma dieta à base de plantas é um passo positivo”

“Embora a pandemia de Covid-19 tenha causado muita dor e dificuldades, estes resultados oferecem a esperança de que abraçaremos esta oportunidade de mudança para construir um futuro melhor”, afirma Toni Vernelli, diretora de Comunicação da Veganuary.

E acrescenta: “A escolha por uma dieta à base de plantas é um passo positivo que cada um de nós pode dar para proteger nossa saúde e nosso planeta, bem como ajudar a prevenir futuras pandemias. E você pode começar hoje com o apoio gratuito de Veganuary, inscreva-se!”

Clique aqui para se inscrever no desafio.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *