Mais uma pessoa é identificada com variante rara da gripe suína no Canadá

Pode haver mais casos não detectados (Foto: Jo-Anne McArthur/We Animals)

De acordo com informações da CBC, um morador do sul de Manitoba, no Canadá, decidiu fazer um teste para covid-19 após apresentar sintomas semelhantes aos da gripe.

No entanto, o resultado deu negativo para a doença, mas positivo para uma rara variante da gripe suína (H3N2), conforme comunicado divulgado pela província de Manitoba na semana passada.

É o terceiro caso não relacionado de pessoas identificadas com gripe suína em Manitoba desde abril deste ano. As autoridades de saúde pública declararam que ainda estão investigando como ocorreu a transmissão no caso de junho.

“A detecção destes casos em abril e em junho pode ser resultado do aumento da vigilância de doenças respiratórias por causa da covid-19”, avalia a CBC, acrescentando que pode haver mais casos ainda não detectados.

Com a crescente preocupação da população em relação às formas de transmissão, a província de Manitoba afirmou que esses casos são raros e que o vírus não é transmitido por meio da ingestão de carne de porco ou de outros produtos provenientes de suínos.

“Os vírus da gripe de suínos normalmente não infectam humanos. No entanto, ocorreram infecções esporádicas em humanos com o vírus influenza que normalmente circula em porcos”, destacou no comunicado.

“Qualquer pessoa que trabalhe com suínos ou aves e tenha sintomas semelhantes aos da gripe e esteja procurando fazer o teste ou tratamento é lembrada a se identificar como um trabalhador rural às autoridades médicas, incluindo os locais de teste da covid-19. Isso ajuda a identificar quaisquer casos adicionais de uma potencial influenza.”

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *