Máquina de suco cria copos a partir de casca de laranja

É preciso desidratar as cascas e misturá-las com ácido polilático (PLA) para então garantir um produto final composto por bioplástico (Fotos: Divulgação)

Nos dias 8 e 9 de outubro, o estúdio Carlo Ratti Associati, baseado em Torino, na Itália, vai expor na Feira Universitária de Milão uma máquina de suco que cria copos a partir da casca de laranja.

A invenção faz parte da proposta sustentável do estúdio que tem explorado novas tecnologias como forma de proporcionar menor impacto ambiental nas nossas relações de consumo.

Com capacidade para 1,5 mil laranjas, a máquina foi criada especialmente para uma companhia global de energia – Eni. No entanto, o estúdio explica que as cascas não são transformadas instantaneamente em copos.

É preciso desidratá-las antes e misturá-las com ácido polilático (PLA) para então garantir um produto final composto por bioplástico.

Isso significa que após a extração do suco de laranja, o que sobra é depositado em um compartimento e posteriormente coletado a seco.

Mais tarde, os materiais são aquecidos e transferidos para uma impressora 3D que é parte da máquina de sucos – assim dando origem aos copos de bioplástico.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *