Marca vegana brasileira faz sucesso com calçados de fibra de bambu

Além do tecido de fibra de bambu, calçado tem sola de EVA de cana-de-açúcar (Foto: Divulgação)

Os novos modelos da marca vegana e brasileira de calçados Cariuma, que está desenvolvendo seus produtos a partir de fibra de bambu, foram lançados na quarta-feira (8).

A marca, que tem como foco a sustentabilidade, ganhou fama pela alta demanda por seus produtos, com muitos consumidores tendo de recorrer a uma longa lista de espera para diversos modelos vendidos por e-commerce.

Desta vez, a Cariuma, que nasceu no Rio de Janeiro (RJ), lançou seus calçados da linha IBI com versões com estampas de zebra, leopardo e de bolinhas.

“Para cada par de tênis vendido, plantamos duas árvores na floresta tropical brasileira [Amazônia] para auxiliar diretamente em sua restauração e preservação”, informa a Cariuma, acrescentando que a sola é feita de EVA de cana-de-açúcar.

“Acreditamos na importância de fazer as coisas de uma maneira que seja melhor para as pessoas e para o planeta. É por isso que projetamos os tênis para serem bonitos, ultraconfortáveis e feitos de maneira consciente.”

Menor pegada e futuro do mercado de calçados veganos

Segundo a marca, a linha IBI tem a “menor pegada de carbono do mundo” – com 5,48 quilos de CO2 gerados no processo de produção, conforme cerificação de sustentabilidade ISSO 14067. Isso significa cerca de um terço das emissões de carbono de um tênis produzido no sistema convencional.

A demanda por produtos mais sustentáveis e mais éticos tem beneficiado o mercado de calçados veganos. Segundo relatório da Future Market Insights (FMI), esse mercado terá o maior crescimento até 2030 – com uma taxa de crescimento anual composta de 7,2%.

“A preferência do consumidor por produtos ecológicos é o principal impulsionador das vendas de calçados veganos”, informa o relatório, acrescentando que uma moda mais ética está em emergência, estimulando o crescente interesse por produtos livres de crueldade contra animais.

Gosta do trabalho da Vegazeta? Colabore realizando uma doação de qualquer valor clicando no botão abaixo: 




Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *