Enquanto lança hambúrguer vegetal, Marfrig é denunciada por comprar gado de áreas desmatadas da Amazônia

No próximo dia 10, o Burger King Brasil lança no mercado o Rebel Whopper, que conta com hambúrguer vegetal produzido pela Marfrig (Fotos: Burger King/Greenpeace)

No mês passado, a brasileira Marfrig, uma das líderes no mercado de processamento de carne, anunciou o lançamento de um hambúrguer vegetal produzido em parceria com a norte-americana ADM. A previsão é de que o produto, que será fabricado em uma unidade em Várzea Grande (MT), chegue ao mercado até o final do ano.

“Queremos dar ao consumidor o poder da escolha [de um produto de origem animal ou de origem vegetal]. É ele quem decide”, disse o presidente da Marfrig, Eduardo Miron, em comunicado oficial no mês passado.

A parceria entre as duas empresas foi qualificada pelo presidente da ADM na América Latina como um “propósito de incentivar o desenvolvimento sustentável na indústria de alimentos”. Desde então a Marfrig já revelou também sua intenção de lançar uma marca somente para os produtos de origem vegetal.

Por outro lado, a Marfrig foi denunciada no sábado (31) pela ONG Repórter Brasil como sendo responsável por compra de gado proveniente de áreas desmatadas da Amazônia.

O caso citado envolve o pecuarista Adriano José de Mattos, que já havia sido autuado pela prática criminosa em 2016 e em janeiro deste ano foi flagrado criando ilegalmente gado na Área de Proteção Ambiental (APA) Triunfo do Xingu, em São Félix do Xingu, no Pará.

Levantamento da ONG revelou que a Marfrig recebeu em fevereiro gado de Mattos em um de seus matadouros em Tucumã (PA). “Os animais foram registrados como sendo provenientes da Fazenda Limeira [de Mattos], de acordo com documentos oficiais de controle de rebanho consultados pela reportagem.”

A Marfrig argumentou que na data da aquisição as informações sobre a área desmatada não estavam disponíveis no site do Ibama. Porém o Ibama sustentou que esses dados foram divulgados no dia 29 de janeiro, antes da compra feita pela Marfrig.

Vale lembrar que no próximo dia 10 o Burger King Brasil lança no mercado o Rebel Whopper, que conta com hambúrguer vegetal produzido pela Marfrig.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *