Mark Twain, um porta-voz dos animais

“Ele [o ser humano] é o único que causa dor por esporte e com consciência de que isso causa dor” (Acervo Getty)

Um dos escritores mais populares dos Estados Unidos, o jornalista, romancista e humorista Mark Twain publicou dois livros que fazem parte da lista de obras essenciais da literatura mundial – “As Aventuras de Tom Sawyer”, de 1876, e “As Aventuras de Huckleberry Finn”, de 1885. No entanto, o que pouca gente sabe hoje é que Twain foi um defensor dos animais.

“De todas as criaturas, o homem é a mais detestável. De todas, somente ele possui malícia. Ele é o único que causa dor por esporte e com consciência de que isso causa dor. O fato de que o homem sabe distinguir o certo do errado prova a sua superioridade intelectual em relação às outras criaturas. Mas o fato de que ele pode agir erradamente prova a sua inferioridade moral em relação a toda criatura que não pode”, escreveu Twain em seu livro de ensaios “O Que é o Homem?”, publicado em 1908.

Na obra, Twain apresenta um homem jovem e um idoso conversando sobre a natureza humana. Enquanto o mais velho, que oscila entre o pragmatismo e o pessimismo, define o ser humano como alguém que vive para si mesmo, o rapaz, como bom questionador, pede que ele se aprofunde em suas explanações, assim equilibrando a discussão.

Percepção e experiência com os animais

Mesmo após sua morte, em 21 de abril de 1910, em Redding, Connecticut, em decorrência de um ataque cardíaco aos 74 anos, seu livro de ensaios recebeu críticas inflexíveis. A maior delas talvez seja uma do New York Tribune que qualificou seu livro como uma obra antirreligiosa e sombria, mesmo ele chamando a atenção para questões de grande importância como o tratamento que os seres humanos dão aos animais.

Embora haja controvérsias sobre Mark Twain ter sido ou não vegetariano em algum momento de sua vida, já que há pesquisadores que afirmam que ele nunca se absteve completamente de alimentos de origem animal, Twain demonstrava sensibilidade em relação a várias questões pertinentes ao respeito à vida não humana. Um exemplo é a passagem abaixo, revelando grande remorso após atirar em um passarinho na infância:

“Atirei em um pássaro sentado em uma árvore alta, com a cabeça inclinada para trás e derramando uma grata canção de seu inocente coração. Ele tombou de seu galho e veio flutuando flácido e desamparado até cair aos meus pés. Sua música foi extinta assim como sua inocente vida. Eu não precisava ter feito isso com aquela criatura inofensiva. Eu a destruí desenfreadamente e senti tudo o que um assassino sente, como a tristeza e o remorso quando chega em casa e percebe o quanto desejaria desfazer o que estava feito, ter suas mãos e sua alma limpa outra vez, sem sinal de sangue”, relata Mark Twain em texto que faz parte da obra póstuma “Livro dos Animais”.

Oposição à vivissecção 

O livro mostra que Twain se preocupava com o bem-estar animal. De acordo com informações biográficas, seu tom de voz suavizava ao falar de algum animal, ao contrário do que ocorria quando o assunto era a arbitrariedade humana:

“Eu não estou interessado em saber se a vivissecção produz ou não resultados rentáveis para a humanidade. Saber que é um método rentável não reduz a minha hostilidade em relação à prática. As dores infligidas aos animais sem o consentimento deles é a base da minha oposição. Os vivisseccionistas têm em sua posse uma droga chamada curare que impede o animal de lutar ou chorar. É um recurso horrível sem qualquer efeito anestésico. Muito pelo contrário, intensifica a sensibilidade à dor. Incapaz de fazer qualquer sinal, o animal é mantido perfeitamente consciente enquanto seu sofrimento é duplicado”, argumentou Twain em carta enviada a London Anti-Vivisection Society em 26 de maio de 1899.

E a inspiração do escritor para fazer campanha contra o uso de animais em diversas áreas veio de sua mãe, Jane Lampton Clemens, que mantinha a casa cheia de gatos, alguns com nomes curiosos como Blatherskite (Fanfarrão) e Belchazar. “Uma vez, ela repreendeu um homem na rua porque ele estava batendo no próprio cavalo”, revela a editora Shelley Fisher Fishkin no prefácio do livro.

Personagem com habilidade de cativar os animais

Entre as suas histórias mais célebres, e que destaca com clareza a sua sensível perspectiva em relação aos animais, está “Jim Smiley and His Jumping Frog” que conta a história de um apostador que tem uma rara habilidade de cativar os animais.

“De 1899 a 1910, ele emprestou sua caneta para reforçar os esforços dos dois lados do Atlântico, sendo o porta-voz do movimento pelo bem-estar animal. O que ajudou muito foi o fato de que ele era o mais famoso escritor estadunidense da época”, declara a pesquisadora Shelley Fishkin, doutora em estudos americanos pela Universidade Yale, em New Haven, Connecticut.

Outro fato intrigante é que Mark Twain começou sua carreira literária da mesma forma que a iniciou – escrevendo sobre animais. Após o seu falecimento, sua família descobriu que ele havia deixado inúmeras obras inéditas, principalmente contos sobre distintas figuras animalescas capazes de povoar o ideário popular por dezenas de gerações.

Saiba Mais

Mark Twain nasceu em Flórida, Missouri, em 30 de outubro de 1835.

Ele dizia que o homem é o único animal que cora ou que precisa corar.

O Título What is Man? do seu livro de ensaios foi inspirado no Salmo 8.

Referências

Mark Twain’s Book of Animals. Shelley Fisher Fishkin. University of California Press (2011).

LeMaster, James Darrell Wilson, Christie Graves Hamric.The Mark Twain Encyclopedia. Taylor & Francis (1993).

Twain, Mark. The Celebrated Jumping Frog of Calaveras County. University of California Press (2011).

Twain, Mark. What Is Man? CreateSpace Independent Publishing Platform (2011).

Kirk, Connie Ann. Mark Twain – A Biography. Connecticut: Greenwood Printing (2004).

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Uma resposta

  1. Realmente, o fim de ano é um dos piores momentos para a vida dos animais. Infelizmente, nós, seres humanos, regamos nossas mesas, à base do sacrifício indiscriminado da vida animal. Lembro-me de um mês de dezembro, em que entrei em um supermercado. Notei que um cheiro forte de carnes cruas, infestavam todo o ambiente. Qual era o motivo? Festejar o nascimento de Cristo, o Salvador. Festejar com a carne e o sangue de seres inocentes, que enfeitariam as mesas dos “bons religiosos”.
    Imagina !!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *