Materiais de pesca abandonados nos mares chegam a 640 mil toneladas por ano

Por ano, cerca de 136 mil focas e baleias são vítimas desses equipamentos (Foto: Michael Pitts/Naturepl.com)

Um problema comum e que tem colocado em risco à vida marinha é a chamada “pesca fantasma”, que diz respeito aos equipamentos de pesca abandonados ou perdidos no mar, que anualmente chegam a 640 mil toneladas, segundo a organização Proteção Animal Mundial.

Redes, linhas e armações de pesca são equipamentos que se transformam em armadilhas para peixes e outros animais marinhos. Inclusive são responsáveis por ferir, mutilar e matar centenas de milhares de baleias, focas, tartarugas marinhas e pássaros. Por ano, cerca de 136 mil focas e baleias são vítimas desses equipamentos.

“Para cada tonelada de equipamento abandonado, 125 toneladas de peixes são vitimados”, informa a Proteção Animal Mundial. A “pesca fantasma” é classificada como uma ameaça para bilhões de focas, baleias, golfinhos, aves marinhas, peixes e caranguejos, além de outros animais. Quem encontrar algum equipamento de pesca abandonado pode deixar um aviso no Mapa da Pesca Fantasma no site da Proteção Animal Mundial, que está coordenando uma campanha para salvar um milhão de animais marinhos.

 

 

 

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *