Medida pode reduzir esquecimento de animais e crianças em veículos

Medida deve funcionar como campanha contínua contra o esquecimento de animais e crianças em veículos (Fotos: Pixabay)

Uma proposta legislativa do deputado federal Ney Leprevost (PSD-PR) propõe uma medida que deve funcionar como campanha contínua contra o esquecimento de animais e crianças em veículos.

No PL 4619/2020, apresentado à Câmara dos Deputados em setembro, ele cobra que sejam instalados em estacionamentos, shoppings centers, centros comerciais, supermercados e estabelecimentos similares avisos e alertas sobre o esquecimento de animais e crianças no interior de veículos.

Se o projeto de lei for aprovado, os estabelecimentos terão um prazo de 60 dias para se adequarem às exigências. Sobre a forma de alerta, Leprevost explica que pode ser em formato impresso, eletrônico ou sonoro.

“Com a afixação de alertas e avisos, eventuais esquecimentos podem ser evitados e vidas poderão ser salvas”, argumenta o deputado, acrescentando que casos em que crianças são deixadas em veículos geram grande comoção e revolta na sociedade.

“Nas redes sociais não são raros os casos em que animais são retirados de veículos estacionados onde foram deixados, por este motivo a proposição também visa a prevenção ao abandono involuntário de animais.”

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Uma resposta

  1. Bem intencionada a medida mas pessoas distraídas costumam passar por avisos sem os ler e aí não vai colar. Quem sabe um sistema sonoro instalado desde a fábrica, obrigatoriamente nos veículos, disparando um alarme assim que a temperatura no interior excedesse o razoável, semelhante aos alarmes contra roubo. Do jeito que tá é que nao pode ficar, muito pai e tutor que só não esquece a cabeça porque está presa no pescoço, a gente entende, muito estresse, Covid, falta de grana e contas a pagar mas dar moleza pro azar só piora a situação, nem pensar no chororô depois, haja Deus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *