Mercado de alternativas à carne deve crescer mais de 100%

Previsão é de que o mercado chegue a 9,1 bilhões de dólares até 2027 (Foto: Quorn/Divulgação)

O mercado global de alternativas à carne como tofu, proteína texturizada de soja (PTS), tempeh, seitan e quorn (proteína à base de fungos) deve crescer mais de 100% até 2027.

Isso é o que mostra um relatório divulgado ontem (26) pela empresa de pesquisa de mercado Research And Markets, que aponta que dos atuais 4,4 bilhões de dólares movimentados pelo setor em 2018 a previsão é de que o mercado chegue a 9,1 bilhões de dólares até 2027 – com taxa de crescimento anual composta de 8,4%.

A pesquisa cita a crescente preferência por uma “dieta vegana”, o que tem ajudado na expansão do mercado, assim como consumidores em busca de reduzir o consumo de alimentos de origem animal e passando a incluir na dieta produtos à base de proteínas de origem vegetal.

Preocupação com a saúde, com o bem-estar animal e com o meio ambiente são destacados como fatores determinantes na mudança de hábito dos consumidores. “Além disso, explorar os avanços tecnológicos para desenvolver novas linhas de produtos oferece oportunidades de crescimento no mercado”, acrescenta.

A Research and Markets avalia que a utilização de ingredientes de origem vegetal para recriar versões de alimentos de origem animal, incluindo textura, sabor e aparência, tem favorecido maior assimilação desses produtos por consumidores mais resistentes a substituírem a carne.

E esse crescimento é qualificado como um indicador de outras mudanças, porque é um estímulo à oferta de produtos de maior qualidade e à substituição de ingredientes de origem animal por fontes vegetais em uma grande variedade de produtos industrializados.

E não apenas alternativas à carne, já que há uma associação de trânsito entre mercados. Afinal, maior demanda por alimentos não animais obriga a indústria a rever suas escolhas de ingredientes envolvendo uma grande gama de produtos e em diversos setores.

Mercado de produtos à base de vegetais deve movimentar mais de US$ 80 bi

De acordo com um relatório divulgado em agosto pela empresa de pesquisa de mercado BIS Research, o mercado global de alimentos e bebidas à base de vegetais deve movimentar US$ 80,43 bilhões de dólares até 2024 – e com taxa de crescimento anual composta de 13,82%.

O relatório destacou que a indústria global de alimentos e bebidas está passando por uma mudança tecnológica incomparável, impulsionada pelo crescimento maciço de alternativas viáveis ​​baseadas em plantas.

A previsão é de que os consumidores se adaptem cada vez mais ao consumo de proteínas de origem vegetal – em proporção à oferta e demanda – assim também tornando as alternativas mais acessíveis.

“Melhorias contínuas no sabor e textura, juntamente com a mudança de valores por parte dos consumidores, já favoreceram o crescimento da oferta de carne à base de plantas”, enfatiza a BIS Research.

O mercado está recebendo recursos de investidores financeiros e empresas que já não veem nos produtos de origem animal um futuro promissor, além de voltarem a atenção para outros valores que até então não eram considerados, seja por iniciativa própria ou exigência de um crescente mercado consumidor.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *