Mercado de feijão-caupi cresce com a demanda por proteínas de origem vegetal

Hoje o seu consumo está crescendo na América Latina, Ásia-Pacífico, Europa e África (Foto: Zimbo Kitchen)

Uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira (3) pela Transparency Market Research (TMR) revela que a demanda global por proteínas de origem vegetal está beneficiando o mercado de feijão-caupi, que inclui o feijão-fradinho.

“Tem sido cada vez mais encontrado em dietas à medida que a demanda do consumidor por proteínas de origem vegetal está crescendo. O aumento do número de veganos e a crescente conscientização dos benefícios das leguminosas para a saúde estão abrindo espaço para a demanda por feijão-caupi”, destaca a TMR.

Em consequência dessa mudança, a previsão é de que o mercado de feijão-caupi chegue a um valor de R$ 60,38 bilhões até 2030. Hoje o seu consumo está crescendo na América Latina, Ásia-Pacífico, Europa e África.

“Além do valor nutricional, a estabilidade da produção e a alta tolerância aos distúrbios ambientais fazem com que seja uma cultura adequada para essas localizações geográficas”, aponta o relatório.

Outros exemplos que favorecem o crescimento

O que também tem beneficiado o mercado é que está crescendo o número de governos oferecendo subsídios para pesquisa e desenvolvimento do feijão-caupi, segundo a TMR.

“O aumento da incidência de doenças cardiovasculares, obesidade e diabetes está levando a uma mudança cada vez maior em direção às dietas à base de vegetais.”

O relatório cita ainda que o feijão-caupi é promissor porque é rico em antioxidantes, ácidos graxos poli-insaturados, polifenóis e fibras alimentares.

“Sua inclusão em programas de segurança alimentar em várias regiões do mundo é outro fator de destaque que impulsiona o mercado. Para atender essa realidade, os agricultores estão se concentrando na expansão da produção agrícola e na minimização do desperdício de sementes de feijão que podem ser usadas para replantio.”

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

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