Mercado de leite de aveia deve crescer mais de 285%

Segundo o relatório, esses números são impulsionados pelo crescente interesse dos consumidores por alimentos de origem não animal, o que inclui aumento da população vegana (Foto: Getty)

De acordo com um relatório da Allied Market Research, enquanto em 2019 o mercado global de leite de aveia gerou uma receita equivalente a R$ 2 bilhões, a previsão é de mais de R$ 5,7 bilhões até 2027, com taxa de crescimento anual composta de 13,4%. Isso significa que o mercado global de leite de aveia deve crescer mais de 285%.

Segundo o relatório, esses números são impulsionados pelo crescente interesse dos consumidores por alimentos de origem não animal, o que inclui aumento da população vegana. A busca por mais leites vegetais também tem relação com preocupações com a saúde – o que também se associa à intolerância à lactose e alergia ao leite.

“No entanto, a discriminação contra o leite vegetal por meio de rotulagem e regulamentações fiscais restringe o crescimento do mercado. Por outro lado, a proeminência de novas bebidas funcionais e o potencial inexplorado dos países em desenvolvimento apresentam novas oportunidades [para leites vegetais] nos próximos anos”, avalia a empresa de pesquisa global de mercado.

O relatório também destaca que houve crescimento na demanda global por leite de aveia em consequência da pandemia de covid-19. O leite de aveia deve registrar a maior demanda em versão orgânica até 2027 – 14,7% de taxa de crescimento anual composta.

Mudanças em andamento

O que também favorece esse mercado é o aumento da utilização de leite de aveia na produção de outros alimentos, incluindo indústrias e segmento de food service.

Desde 2019, a Mintel vem informando que os consumidores, sempre que podem, estão trocando cada vez mais o leite de vaca por opções à base de vegetais; e cita como exemplo o Reino Unido onde no período de um ano houve aumento de 70% nas vendas de leite de aveia.

“O crescimento deste segmento faz parte de um movimento que está priorizando produtos à base de vegetais, impulsionado por preocupações éticas, ambientais e de saúde”, aponta.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

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