Em um período de quatro anos, o volume de laticínios caiu cerca de 300 milhões de galões. Por outro lado, o consumo de alternativas à base de vegetais cresceu 50 milhões de galões, segundo pesquisa da empresa de análise de mercado Future Market Insights (FMI).
Em consequência disso, um dos mercados que tem se beneficiado é o de manteiga vegana, que em 2020 alcançou um valor global de R$ 13 bilhões. Para 2030, a previsão é de crescimento de mais de 100%, chegando a R$ 27,50 bilhões.
“O aumento constante nos níveis de conscientização do consumidor sobre a ética na produção de alimentos e bebidas de origem animal e o impacto da criação de animais no meio ambiente são fatores-chave que estão impulsionando a demanda por manteiga de origem vegetal”, informa.
Público consumidor mais amplo
De acordo com a FMI, a crescente população vegana e vegetariana global, aliada à importância da manteiga na culinária, está fazendo com que as versões veganas ocupem cada vez mais espaço no varejo.
“A ampla gama de fontes não lácteas e os perfis de sabor estão influenciando o crescimento do mercado, atraindo um público consumidor mais amplo.” Isso significa que não apenas veganos ou vegetarianos estão buscando esses produtos.
Vale lembrar que, segundo o Good Food Institute (GFI), as vendas de alimentos à base de vegetais aumentaram 29% nos últimos dois anos, também criando um ambiente favorável para a manteiga vegana.