Mercado de queijos veganos deve crescer 280%

“À medida que a demanda por queijo vegano cresce a uma taxa exponencial, as marcas estão expandindo sua capacidade de produção para atender a demanda” (Foto: Vegan Cheese: Simple, Delicious Plant-Based Recipes)

A crescente busca por queijos veganos em diferentes partes do mundo está impulsionando o mercado global de alternativas aos laticínios. Mais uma prova disso é um relatório publicado pela Transparency Market Research, que aponta crescimento de pelo menos 280% do mercado de queijos veganos até 2030.

Ou seja, de um valor de mercado que deve fechar em R$ 14 bilhões de reais até o final de 2020, já foi projetado um salto para pelo menos R$ 39,2 bilhões nos próximos dez anos.

Percebendo o crescente interesse por esses produtos, uma série de marcas de queijos veganos entrou no mercado global, que tende a se tornar cada vez mais competitivo.

“À medida que a demanda por queijo vegano cresce a uma taxa exponencial, as marcas estão expandindo sua capacidade de produção para atendê-la”, informa a pesquisa.

No entanto, a TMR faz uma ressalva sobre a importância de se investir cada vez mais em pesquisa e desenvolvimento, o que já é uma realidade para algumas empresas que estão tentando imitar as versões mais tradicionais de queijo em sabor e textura.

Diversos fatores impulsionam a demanda

Além disso, a qualidade nutricional é apontada como um diferencial na hora de atrair consumidores, já que quem abdica do consumo de queijo pode estar em busca de uma alternativa de qualidade superior.

“Como os produtos alimentícios à base de vegetais continuam a ganhar popularidade considerável, a demanda por queijos veganos deve testemunhar um crescimento notável nos próximos anos.”

Crescimento do número de pessoas se abstendo ou reduzindo o consumo de alimentos de origem animal por diversos fatores tem elevado bastante a demanda por queijo vegetal em alimentos assados e lanches.

“Mudanças climáticas, crescentes preocupações relacionadas à crueldade contra os animais e à saúde são alguns dos principais fatores que estão impulsionando o movimento vegano no mundo todo”, avalia a TMR.

E acrescenta que conforme o veganismo conquista mais popularidade, as empresas tendem a expandir cada vez mais seus portfólios de produtos veganos – incluindo alimentos livres de leite.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *