Merzbow sobre ser vegano: “Isso desencadeou uma consciência do mal que a humanidade tem feito”

Prolífico, Merzbow já lançou álbuns e livros sobre a importância dos direitos animais e do veganismo (Fotos: Merzbow/Divulgação)

Em 2002, o compositor japonês Masami Akita, mais conhecido como Merzbow e considerado uma das mais importantes referências em noise music, decidiu criar quatro pequenas galinhas ornamentais. A experiência o estimulou a ver os animais de outra forma e a buscar informações que mudaram sua vida.

“Comecei a ler livros e a pesquisar na internet sobre direitos animais, e isso desencadeou uma consciência do mal que a humanidade tem feito. Foi assim que me tornei vegano”, enfatizou em entrevista a Andre Pluskwa da revista alemã Kochen Ohne Knochen em janeiro de 2011.

Em 2005, ele publicou um livro chamado Watashi no Saishokuseikatsu (Vida Sem Crueldade) em que discorre sobre a sua história com o veganismo, o seu relacionamento com os animais e o seu trabalho como músico, iniciado em 1979. “Também abordo a história da proibição do consumo de carne no Japão”, disse.

De acordo com Masami Akita, “nos tempos antigos”, e influenciados pelo budismo, sucessivos imperadores japoneses eram vegetarianos. Desde o século 7, os imperadores proibiam o consumo de carne, argumentando que isso ia contra os ensinamentos do budismo. “Não coma carne de animal”, diziam. Desde então, segundo Merzbow, o arroz passou a ter grande importância na dieta japonesa.

Ele contou que o consumo de carne já foi repudiado por japoneses, até que os estadunidenses desembarcaram com a intenção de ‘abrir o país’ no século 19. “Eles começaram a pressionar as pessoas a adquirirem os hábitos de consumo de carne e, consequentemente, até mesmo o imperador aceitou isso e tornou-se um consumidor de carne. Comer carne virou algo comum com a ocidentalização do Japão”, afirmou.

O músico já participou de ações realizadas pelas organizações Pessoas pelo Tratamento Ético dos Animais (PETA), Sea Shepherd e Animal Rights Center (ARC), um grupo de direitos animais atuante no Japão. Bastante engajado, Merzbow costuma incluir folhetos sobre direitos animais em seus lançamentos. Muito populares também são os adesivos colados em seus equipamentos.

Música dedicada aos animais 

Em entrevista a Lara Garnermann, do Jame World, publicada em 7 de novembro de 2010, Masami Akita declarou que sua música sé um meio de transmitir um pouco da mensagem dos direitos animais e do veganismo.

“Claro, música é arte abstrata, mas acho que reflete as ideias do criador. Quero promover não apenas o bem-estar dos animais, mas os direitos animais. Bem-estar animal visa reduzir o sofrimento, a matança e a eutanásia dos animais. Direitos animais não é a mesma coisa. É a perspectiva de que os animais devem estar livres de qualquer abuso e assassinato”, explicou.

Lançado em 2007, o seu álbum “Peace for Animals” é inteiramente dedicado aos animais, e traz uma música de pouco mais de 33 minutos intitulada “No More Exploitation of Animals”, ou seja, “Sem Mais Exploração de Animais“. “A música tem o significado, não é só a mensagem”, explicou Merzbow em entrevista a Gary Steel, do Witchdoctor, publicada em 9 de novembro de 2013. Ele também publicou um livro intitulado “My Vegan Life”, que ainda não tem tradução em inglês.

Segundo o músico, não é tão fácil encontrar restaurantes veganos no Japão, com exceção de Tóquio. “Desde que eu cozinhe para mim, não há nenhum problema”, garantiu. Nascido em 19 de dezembro de 1956, Masami Akita estudou belas artes na Universidade Tamagawa, onde se interessou principalmente pelo dadaísmo, corrente artística que o influenciou a criar o nome Merzbow, uma referência à obra arquitetônica baseada em sucata Merzbau (Casa Merz), do artista plástico alemão Kurt Schwitters.

Embora sua música seja definida como japanoise, o compositor japonês, que começou a fazer os primeiros shows em 1981, tornou-se uma importante influência para músicos de todas as partes do mundo e dos mais diferentes gêneros musicais, mas principalmente do cenário underground. “Comecei gravando em fita, registrando ruídos da vida cotidiana”, revelou a Lara Garnermann, do Jame World. Ele também promove campanhas antitabagismo em locais onde participa e realiza concertos ao ar livre.

Tutela de animais 

Entre os animais sob tutela de Masami Akita estão garnisé, pombo-da-cauda-de-leque, galinhas sedosas e patos. São animais que, em sua maioria, foram levados até ele por meio de ativistas e clínicas veterinárias. “São parte da minha família. Quando estou em turnê, minha família cuida deles”, informou a Andre Pluskwa da revista vegana kochen ohne knochen em janeiro de 2011.

Embora o vegetarianismo sob os aspectos de cultura alimentar e saúde seja bem divulgado no Japão, Merzbow lamenta que não há relação com os direitos animais, mas sim com um conceito reimportado da macrobiótica, originalmente popularizado fora do Japão por George Ohsawa e Michio Kushi.

Para Masami Akita, infelizmente o Japão não pode ser considerado um exemplo na relação entre seres humanos e animais. Porém, depois de tantas denúncias ao longo dos anos, inclusive reforçadas por documentários como “The Cove”, de Louie Psihoyos, que aborda a crueldade da caça aos golfinhos no Japão, o governo japonês foi apontado como negligente e tem sido obrigado a tomar atitudes em relação a essa prática.

“Eles [o governo] não discutem o problema da caça do ponto de vista dos direitos animais. Em outras palavras, a questão baleeira tem sido encarada como uma questão de nacionalismo”, queixou-se Merzbow.

O músico crê que há muito trabalho a ser feito para que os animais sejam vistos como seres com direito à vida e que merecem ser respeitados. No que depender dele, o Merzbow vai continuar sendo um veículo em defesa dos direitos animais. “A Terra não pertence apenas ao ser humano. É necessária uma simbiose com as outras espécies”, defendeu.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *