Meta do governo é conceder 4,8 milhões de hectares de florestas para exploração econômica até 2022

O Serviço Florestal Brasileiro (SFB), vinculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), confirmou que até 2022 o governo federal pretende conceder 4,8 milhões de hectares de florestas para exploração econômica.

A nova concessão começará a valer primeiro nos estados do Paraná, Santa Catarina e Amazonas. É a primeira vez que florestas do Sul do Brasil administradas pelo SFB são concedidas para exploração econômica, segundo o próprio Mapa.

“Achamos um caminho com o BNDES para as concessões florestais. Vamos ganhar velocidade com um novo modelo que vai ampliar a área concedida dos atuais 1,05 milhão de hectares para 4,8 milhões de hectares até 2022”, disse a ministra Tereza Cristina, por meio de comunicado oficial do Mapa.

“O envolvimento de todos esses atores nessa parceria vai destravar o Programa de Concessão Florestal em todas as regiões do país”, acrescentou. A estruturação das novas concessões florestais ocorrerá primeiro nas Flonas em Irati (PR), Chapecó (SC) e Três Barras do Sul (SC).

ISA vê concessões florestais com preocupação

Segundo o Instituto Socioambiental (ISA) uma grande preocupação quando áreas protegidas são concedidas à iniciativa privada diz respeito aos povos indígenas e comunidades tradicionais que vivem na localidade e nos entornos, que foram ou serão sujeitos a concessões à instituições privadas para a exploração florestal, gestão administrativa e ambiental de suas áreas.

“Por muito tempo foi a atuação dessas comunidades que permitiu a estruturação de atividades turísticas nessas áreas de forma única, afinal, são elas as detentoras de amplo conhecimento e sabedoria na relação com seus territórios. A experiência de vivência em territórios comunitários com contato direto com as comunidades propicia uma vivência única.”

Para o Instituto Socioambiental, é essencial fortalecer as parcerias público-comunitárias na gestão das áreas protegidas, por meio da produção e difusão de informações qualificadas e formação de agentes comunitários.

O que prevê a concessão florestal?

Em teoria, o manejo florestal sustentável para extrair produtos madeireiros e não madeireiros e oferta de serviços de turismo.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *