Milhares de frangos morrem de calor em aviários no Reino Unido

No mês passado, uma investigação conduzida ao longo de dois meses pela organização Animal Equality expôs o sofrimento dos frangos criados nos aviários da Moy Park (Acervo: Lincolnite)

Na semana passada, milhares de frangos foram encontrados mortos em aviários da Moy Park, no Reino Unido. Os animais foram encontrados amontoados do lado de fora dos barracões que pertencem à empresa que atua como fornecedora de grandes redes varejistas como Tesco e Sainsbury’s.

Segundo informações do jornal britânico Lincolnite, os animais morreram durante uma onda de calor na quinta-feira. Os funcionários da Moy Park alegaram que tentaram fazer de tudo, mas que não havia mais nada a ser feito.

“Esse clima louco fez isso com eles, por favor, não transforme isso em algo ruim”, pediu um dos funcionários ao jornalista Connor Creaghan. Os frangos comercializados pela Moy Park têm certificação da Red Tractor, que supostamente garante que os produtos sejam “rastreáveis, seguros e produzidos com cuidado”.

No mês passado, uma investigação conduzida ao longo de dois meses pela organização Animal Equality expôs o sofrimento dos frangos criados nos aviários da Moy Park.

O resultado desse trabalho foi compilado em um vídeo que mostra frangos extremamente jovens debilitados e agonizando até morrer em grandes galpões.

As imagens revelam animais incapazes de ficarem em pé em decorrência de graves ferimentos. Carcaças de aves também foram deixadas por dias junto de outros animais que seriam abatidos. “Encontramos pintinhos quase mortos, lutando para respirar com apenas dois dias de vida”, enfatiza a Animal Equality.

“Como o nosso apetite por carne de frango tem crescido, o tamanho das fazendas de frango também”, acrescenta o diretor da AE do Reino Unido, Toni Vernelli, lembrando que uma refeição para nós significa uma vida de miséria para esses animais, e que imagens como as registradas podem ser testemunhadas em qualquer parte do mundo.

Vernelli defende que não há caminho mais adequado e compassivo do que deixar as aves fora do nosso prato e optar por alternativas à base de vegetais. Um porta-voz da Moy Park disse que a empresa tem uma política de tolerância zero em relação a qualquer coisa que coloque em risco à saúde e o bem-estar dos animais, e que estão avaliando tudo que foi denunciado no vídeo.

 

 

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *