Ministério da Agricultura da Croácia apoia produção de alternativas à carne

Versão vegana do Cevapcici, prato típico da Croácia (Foto: Darinkavronika)

O Ministério da Agricultura da Croácia está apoiando um projeto da organização Animal Friends Croatia que visa incentivar a produção de novos alimentos à base de vegetais, incluindo alternativas à carne e aos laticínios.

Segundo a AFC, a iniciativa também faz parte de uma proposta de estímulo a uma alimentação mais sustentável e menos dependente dos produtos de origem animal.

No projeto recém-lançado pela organização, o papel do Ministério da Agricultura é intensificar a cooperação do setor agrícola na produção de vegetais de maior potencial como ingredientes na elaboração de alternativas aos alimentos de origem animal. Além disso, o governo se comprometeu em contribuir para ampliar a visibilidade desses produtos.

Atualmente a organização Animal Friends Croatia está estimulando e orientando pequenos produtores a desenvolverem produtos veganos utilizando vegetais que já são cultivados em suas propriedades.

Conectando produtores e consumidores 

Feito isso, a organização se responsabilizará por ajudar a conectar esses produtos aos consumidores, e com o apoio do Ministério da Agricultura. Os produtos mais inovadores serão premiados durante os maiores eventos veganos da Croácia – a VegeFair e o ZeGeVege.

Segundo a Animal Friends Croatia, a produção e consumo de produtos veganos são cruciais para a sobrevivência da humanidade, considerando que uma dieta à base de vegetais pode salvar bilhões de animais, além de ser mais saudável, poluir menos o meio ambiente e utilizar recursos naturais de forma mais econômica.

“A pecuária é responsável por 51% das emissões globais de gases de efeito estufa, assim como por 65% das emissões de óxido nitroso, que são 296 vezes mais nocivas que as emissões de dióxido de carbono”, afirma a entidade.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *